Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Pressão presencial nos senadores contra a privatização dos Correios

Notícia publicada dia 27/08/2021 13:29

Tamanho Fonte:

Na última terça, a diretoria do SINTECT-RJ enviou representantes para pressionar os senadores a votarem contra o projeto de privatização dos Correios. A ação fez parte da força tarefa da Findect e também da Fentect de debater presencialmente com senadores e seus assessores sobre os graves problemas que o país irá enfrentar em caso de privatização dos Correios. 

Foi uma semana de muita conversa e reuniões com vários senadores e o resultado foi muito positivo. A pressão será cada dia mais forte, na semana que vem estaremos novamente aqui em Brasília, junto com a Findect e também com os companheiros da Fentect. Estamos todos trabalhando juntos em unidade para defender os Correios da privatização e do sucateamento,” explicou o presidente do Sindicato, Marcos Sant’aguida, que junto com Pedro Silva, secretário de comunicação, representaram o SINTECT-RJ na tarefa.

Plano de ação conjunto das duas federações

Marcos Sant’aguida conta que um dos momentos mais importantes da semana de trabalho foi a reunião com companheiros dos Sindicatos filiados à Fentect, em conjunto com os nossos da Findect. “Conseguimos definir ações conjuntas, dividir tarefas e compartilhar informações. Estávamos ali no mesmo espaço, juntos em defesa dos Correios. Um trabalho muito acima das divergências ideológicas, das vaidades e das diferenças pessoais,” comemora o presidente. 

A ação vai continuar na próxima semana para garantir agendas com mais senadores. Os senadores do Rio de Janeiro Romário e Carlos Portinho ainda não conversaram com nosso Sindicato. “Vamos continuar insistindo na conversa e no diálogo com todos os senadores. Estamos trabalhando forte para isso,” finaliza o Marcos Sant’aguida. 

A categoria tem que alugar um espaço na mente dos senadores

Para Pedro Silva, secretário de Comunicação do Sindicato,  a ação foi positiva, mas ela pode dar mais resultados, se todos os mais de 90 mil trabalhadores dos Correios usarem suas redes sociais para pressionar os senadores. “Temos que mandar e-mail, Whatsapp, Messenger, Instagram, Twitter, todos os senadores têm todas essas redes sociais, ficam lá posando de isso e aquilo. Temos que aproveitar as redes deles  para pressionar. A categoria tem que alugar um espaço na mente deles, para garantir o voto não no PL 591,” mobiliza o dirigente

Para Pedro, se todos fizerem comentários em todas as postagens dos senadores, alertando sobre a necessidade de reprovar a PL 591 é uma pressão gigante. “O assunto fica forte nas redes sociais, deixando o voto dos indecisos mais difícil de serem levados pelo governo,” explica o dirigente. 

Outro ponto importante, é que eles medem a popularidade do assunto nas redes sociais, os chamados trends. Para Pedro, os ecetistas têm que usar isso a nosso favor compartilhando o máximo possível as postagens do Sindicato, das federações e todos os assuntos que sejam contrários à privatização dos Correios. “Só depois da votação da câmara, nós conseguimos ganhar o debate nas redes sociais. Aí já era tarde. Agora temos que fazer o assunto – não a privatização dos Correios – ficar o tempo todo no topo do trends, antes da votação no senado. O sindicato sozinho não consegue, mas se todos fizerem um pouquinho todos os dias, seremos milhares e a vitória fica mais perto,” mobiliza o dirigente. 

Compartilhe agora com seus amigos