Prevenir é proteger a vida
Notícia publicada dia 27/07/2022 12:16
No dia nacional de prevenção ao acidente de trabalho, o SINTECT-RJ ressalta a importância da prevenção, uma vez que a maioria dos dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios correm risco de vida para desempenhar suas funções.
Para o diretor de saúde do trabalhador do SINTECT-RJ, Cristiano Galvão – O Padre, o risco para em nossa categoria está presente em todos os lugares. ”São os motoristas que passam pelo risco de morte no trânsito infernal das cidades e nas estradas. Os carteiros e carteiras no cotidiano de violência nas ruas. Assim, como nossos trabalhadores dentro das unidades correm risco com equipamentos sucateados e sem manutenção, em unidades totalmente desestruturadas e superlotadas de objetos postais e trabalhadores”, destaca o dirigente.
Segundo Cristiano, não é incomum nos Correios denúncias de trabalhadores serem transportados em boleias, motociclistas com motocicletas sucateadas, bicicletas que são um risco mesmo paradas na unidade. “Sem falar nas unidades absurdamente sucateadas e em péssimas condições para o trabalho. Nunca vivemos ambientes de trabalho tão ruins como nesses anos de gestão Bolsonarista nos Correios”, finaliza o diretor.
O SINTECT-RJ reafirma a necessidade de garantir aos trabalhadores dos Correios melhores ambientes de trabalho para mitigar os riscos que todos nós sofremos ao exercer a nossa profissão. Hoje, com a reforma trabalhista, o poder de fiscalização do Ministério do Trabalho foi literalmente aniquilado, deixando os trabalhadores expostos aos riscos dos desmandos dos mais variados tipos de gestores.
A vida é o mais importante bem dos trabalhadores. Trabalhamos incansavelmente para atender todas as denúncias que chegam ao Sindicato, que mesmo em número reduzido de diretores liberados, nos esforçamos ao máximo para garantir o respeito à vida e a saúde do trabalhador.