4ª Plenária Virtual dos Delegados Sindicais da FINDECT / SINTECT-RJ: Organizar e avançar na luta contra as reformas e nas garantias de segurança aos trabalhadores

Notícia publicada dia 19/05/2020 10:17

Trabalhadoras e trabalhadores debateram sobre a adoção de medidas de segurança para conter o avanço da covid-19 nos locais de trabalho e traçar estratégias junto ao Sindicato para combater os ataques aos direitos da categoria.

Foi realizado no último dia 16/05, a 4ª plenária virtual de militantes da Findect do Rio de Janeiro, trabalhadores, delegadas e delegados sindicais puderam compartilhar dos problemas enfrentados em suas unidades e junto ao sindicato traçar estratégias para garantir condições dignas no desempenho e segurança das suas atividades. A discussão sobre as ações jurídicas da entidade foi pauta principal do debate com os trabalhadores, além das eleições para o conselho deliberativo e fiscal do fundo de pensão – Postalis.

Por conta da pandemia de covid-19, a diretoria do SINTECT-RJ e da FINDECT vem promovendo diversas plenárias como forma de estar mais próximo aos trabalhadores, para que a gente possa construir conjuntamente uma forma de combater os ataques aos direitos e enfrentar os problemas do dia a dia, diante dessa conjuntura em que o novo coronavirus dificulta o diálogo presencial com os trabalhadores através das reuniões setoriais.

A importante plenária virtual contou com a participação do Presidente nacional da CTB, Adilson Araujo, do Presidente do Sindicato Nacional dos trabalhadores dos correios da Venezuela, Roger Jimenez e do Advogado do Sintect/RJ, Dr. Alexander Matos. O prisma da discussão foi em torno dos ataques da direção da empresa aos direitos da categoria e da omissão da empresa no fornecimento de EPI´s adequados para garantir a segurança e vida dos trabalhadores e da população.

Para o Presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, a política de terra arrasada adotada por Guedes e Bolsonaro tem “condenado a economia à estagnação; perpetuou o desemprego em massa; precarizou e degradou ainda mais os serviços públicos; reduziu verbas para Educação e Saúde pública, enfraquecendo o SUS; comprometeu a soberania nacional e debilitou nossa jovem e frágil democracia”.

Ronaldo Martins, presidente do sindicato também reforçou a importância da unidade dos trabalhadores diante dos ataques do governo e direção dos Correios, que mesmo diante do aumento no fluxo postal nacional, a empresa vem propondo cortes e contingenciamentos que estão refletindo drasticamente no aumento da contaminação e mortes por covid-19 dentre os trabalhadores dos Correios. E completa: “Precisamos de estar organizados para enfrentar os ataques ao nosso emprego e lutar pela ampliação das medidas de segurança à categoria do RJ, e essa reunião é fundamental para mostrar a importância da organização da classe”.

A reunião contou também com a participação do presidente do sindicato dos trabalhadores dos correios da Venezuela, Roger Gimenez fez uma análise da conjuntura no país e reforçou a importância da luta dos trabalhadores dos correios no brasil contra a privatização. Também criticou a forma pelo qual o governo Bolsonaro vem tratando os trabalhadores dos correios, não fornecendo os EPIs adequados e deixando a categoria exposta ao vírus. “Antes de mais, gostaria de enviar nossas sinceras palavras de condolências aos parentes das mais de 14 mil pessoas que perderam a vida no Brasil como resultado da COVID-19, ao mesmo tempo enviamos nossas energias positivas e desejos de recuperação as pessoas que estão infectadas e aos trabalhadores dos Correios”, disse Roger Gimenez.

O advogado do Sintect-RJ, Dr. Alexander, explicou durante plenária sobre as ações judiciais da entidade na defesa e garantia da segurança, esclarecendo todos os pontos e dúvidas dos trabalhadores referente às ações judiciais propostas pela entidade.

O SINTECT-RJ ressalta que vivemos um momento crucial para a luta dos trabalhadores e o movimento sindical consequente e comprometido com os direitos históricos dos trabalhadores tem que se posicionar. Por isso, o Sindicato irá continuar trabalhando em prol e defesa do cumprimento das medidas de segurança diante da pandemia e dos direitos da categoria.

Participe das próximas plenárias, veja abaixo as datas das próximas atividades e acompanhe as atualizações nas redes sociais e site do SINTECT/RJ.

. 5ª Plenária Virtual da Findect – 30 de Maio às 15h00.