Resposta do SINTECT-RJ: Quem realmente denunciou o rombo de R$ 800 milhões nos Correios?

Notícia publicada dia 17/07/2024 12:09

Leia esse artigo e saiba mais detalhes sobre a verdadeira origem da denúncia do rombo de R$ 800 milhões nos Correios

Em resposta às afirmações do secretário-geral da FENTECT, Emerson Marinho, o SINTECT-RJ esclarece que foi o Sindicato, o responsável pela denúncia no MPF que culminou no inquérito civil em Brasília, conduzido pela Polícia Federal.

Recentemente, o secretário-geral da FENTECT, Emerson Marinho, afirmou ser o autor da denúncia que levou à abertura de um inquérito civil pela Polícia Federal (PF) para investigar um rombo de R$ 800 milhões nas contas dos Correios. No entanto, essa afirmação carece de precisão, uma vez que a denúncia original foi protocolada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ).

Em 7 de julho de 2024, o presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’Aguida, formalizou uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF), solicitando a investigação do gigantesco rombo financeiro nos Correios. Esta denúncia foi fundamental para a abertura do inquérito pela Polícia Federal em Brasília, direcionado a apurar as irregularidades que comprometem a transparência e a saúde financeira da estatal.

As alegações de Emerson Marinho de que ele seria o “iniciador de toda essa luta” são, portanto, incorretas. A denúncia feita pelo SINTECT-RJ trouxe à luz a seriedade da situação e demandou providências urgentes das autoridades competentes para investigar e responsabilizar os envolvidos.

O rombo financeiro de R$ 800 milhões nos Correios, que agora é alvo de investigação, é inadmissível e expõe a falta de transparência nos números apresentados pela empresa. A gestão da estatal, sob o comando de Fabiano Silva dos Santos, tem sido criticada por manter políticas e parcerias prejudiciais, um exemplo claro são das agências piratas, que impactam negativamente a empresa e seus trabalhadores.

Sob a gestão de Fabiano, os trabalhadores enfrentam um momento crítico, com sobrecarga de trabalho devido à falta de funcionários, à demora na realização de concurso público e ao não cumprimento de acordos pelo Presidente dos Correios. Entre esses acordos, destaca-se a promessa de reduzir a coparticipação do plano de saúde de 30% para 15% e o valor da mensalidade, conforme negociação do acordo coletivo 2023-2024.

É essencial que a verdade seja esclarecida e que o mérito da denúncia inicial seja reconhecido. O SINTECT-RJ reafirma seu compromisso com a transparência e a defesa dos direitos dos trabalhadores dos Correios, buscando sempre a verdade e a justiça.

Portanto, enquanto Emerson Marinho reivindica o crédito por ações que não realizou, é vital reconhecer que a iniciativa do SINTECT-RJ foi a verdadeira propulsora das investigações em curso, destacando a importância de ações coordenadas e legítimas na luta pela integridade dos Correios e dos trabalhadores.