REFORMA TRABALHISTA: O DURO GOLPE CONTRA OS DIREITOS DOS TRABALHADORES

Notícia publicada dia 27/07/2017 10:30

Por Ronaldo Martins, presidente do SINTECT-RJ

Se hoje os trabalhadores brasileiros podem usufruir de férias, décimo terceiro salário, hora extra, entre outros direitos que resguardam o mínimo de qualidade no exercer de suas funções, o governo golpista de Michel Temer e seus aliados, levaram ao fim essas conquistas históricas. Aprovada, a reforma visa apenas os interesses dos patrões e aponta para fim da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

DESTAQUE_SINTECT_RJ_PALAVRA_DIRETOR_REFORMA_TRABALHISTA_26_07_2017_2

Para que possamos entender o que muda, devemos pensar em uma única definição: DESVALORIZAÇÃO.
Entre as principais medidas, a insegurança no pagamento dos direitos trabalhistas,contratação de mão de obra barata e ausência da legislação trabalhista, assombram a relação patrão e empregado. Já que a reforma permite a terceirização para todos os setores sem a estabilidade e vigência dos acordos trabalhistas.

Foi com a CLT que a classe trabalhadora teve direito a férias, décimo terceiro, estabeleceu o salário-mínimo e a jornada de trabalho, previdência social, segurança e medicina do trabalho, entre outros benefícios. E agora, com um
Congresso corrupto e patronal, tudo isso está ameaçado. Para nós, trabalhadores dos Correios, que a todo tempo somos ameaçados de demissão, cobrados por dívidas oriundas de más gestões, que temos nosso emprego na mira da privatização, a avalanche vem rápido.

Seguindo à risca essa política neoliberal do governo, o presidente da ECT, Guilherme Campos, todo dia nos apresenta um golpe novo. É congelamento de férias, desconto de greve, fechamento de agências, precarização do ambiente de trabalho, cobrança de mensalidade no plano de saúde, entre outras ações que só nos prejudica. Esse é um momento de despertar em nós, nosso instinto de sobrevivência.

Não dá para nos calarmos. Se toda a categoria não gritar, não reagir, seremos esmagados pelos empresários, pelos senhores da casa grande.

É com muita fé na coragem dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios, guerreiros desse país, que, em nome do SINTECT-RJ, da CTB e da FINDECT, convoco todos às assembleias, às ruas, à luta. Na certeza que, juntos somos fortes e não aceitaremos nenhuma retirada de direitos.