Renê Paiva, Diretor recém-eleito do SINTECT-RJ, renuncia à FENTECT e denuncia conluios do secretário-geral Emerson Marinho com a presidência dos Correios

Notícia publicada dia 15/10/2024 10:21

O SINTECT-RJ informa que Renê Paiva, recém-eleito diretor do sindicato, protocolou sua renúncia à direção da FENTECT. Em sua carta, Renê fez graves denúncias sobre a gestão do secretário-geral da federação, Emerson Marinho, expondo os conluios que este tem feito com a direção da empresa, prejudicando profundamente a categoria ecetista.

Renê, que foi eleito em junho de 2024 com amplo apoio dos trabalhadores do Rio de Janeiro, justificou sua renúncia como um ato de responsabilidade e compromisso com a categoria. Ele revelou que Emerson Marinho, em conluio com o presidente dos Correios, Fabiano Silva, tentou manipular o movimento sindical para tomar o controle do SINTECT-RJ e entregá-lo às mãos da gestão dos Correios. Esse conluio representou uma traição aos trabalhadores, uma vez que a atuação do secretário-geral não foi orientada pela defesa dos interesses dos ecetistas, mas sim para atender aos desejos da alta cúpula da empresa.

As consequências desse alinhamento com a gestão dos Correios são visíveis nos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) recentes, que trouxeram enormes prejuízos à categoria. Um dos maiores exemplos dessa traição é a situação do plano de saúde, cujo custeio deveria ter sido reduzido. Em vez de garantir essa redução, as negociações conduzidas pela FENTECT resultaram em impasses que permanecem até hoje. Muitos trabalhadores, diante dos altos custos, foram forçados a sair do plano de saúde por não conseguirem arcar com as despesas, enquanto outros continuam pagando valores abusivos, sem qualquer solução à vista.

Além disso, os últimos ACTs também trouxeram outras inconsistências graves, como o desconto indevido sobre o abono pecuniário pago em 2023, que afetou financeiramente milhares de trabalhadores. Apesar dos diversos alertas sobre esses problemas, Emerson Marinho optou por ignorá-los, priorizando os acordos com a gestão dos Correios, o que aprofundou ainda mais a crise na representação sindical da categoria.

Renê Paiva, ao renunciar ao cargo na FENTECT, não apenas denuncia essas mazelas, mas também reafirma seu compromisso com a defesa da categoria de forma honrosa e transparente. Ele destacou que sua eleição como diretor do SINTECT-RJ é fruto da confiança dos trabalhadores, e ele se coloca à disposição para continuar lutando de forma ainda mais firme no próximo mandato, sem qualquer conluio com a gestão dos Correios. Renê assegurou que sua gestão no sindicato será guiada pelos princípios de dignidade, responsabilidade e defesa intransigente dos direitos dos ecetistas.

O SINTECT-RJ apoia plenamente a decisão de Renê e reforça a importância de se manter vigilante contra qualquer tentativa de subordinação do movimento sindical aos interesses da empresa. A renúncia de Renê Paiva é um exemplo de dignidade e dever com a categoria, e o sindicato seguirá firme em sua luta para defender os trabalhadores dos Correios, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e seus direitos respeitados.

A luta continua, e o SINTECT-RJ reitera seu compromisso de representar a categoria com transparência, sem traições e sem concessões a conluios que favoreçam o patrão em detrimento dos trabalhadores.

Leia abaixo a carta de renúncia na íntegra, protocolada pelo diretor Renê Paiva: