Apesar da repressão policial, trabalhadores realizam carreata no centro do RJ em protesto aos ataques do general Floriano

Notícia publicada dia 26/08/2020 21:58

A carreata dos trabalhadores em greve sofreu forte repressão da polícia militar que tentou impedir os trabalhadores de falarem ao carro de som e dificultando a saída dos veículos para a realização do trajeto.

O SINTECT-RJ realizou hoje (26) uma grande carreata no centro do Rio com centenas de carros, motos e bicicletas em um grande buzinaço, passando por vias importantes da cidade denunciando os ataques do presidente dos Correios e as políticas do governo federal e recebendo apoio da população que vem reconhecendo o esforço dos trabalhadores que em plena pandemia estão numa greve para defender o sustento de suas famílias.

A categoria está na linha de frente mantendo o serviço essencial para a população e empresários. E mesmo enfrentando os riscos de contaminação, com a falta de itens básicos, entre eles máscara de proteção e álcool gel, continuaram heroicamente a manutenção do serviço essencial. Porém, com a intransigência do General Floriano, que sem nenhuma sensibilidade propõe a retirada de 70 das 79 cláusulas.

Essa greve tem um culpado, é o General Floriano, que provocou uma greve num momento onde os trabalhadores e a população mais precisam. De outro lado, a população tem apoiado a categoria e os empresários estão pressionando o governo federal por estarem tomando prejuízo por terem que pagar fretes mais caros nas empresas privadas de entrega, chegando a 60% maior comparado com a praticada nos Correios.

É inadmissível a postura de um general que caiu de paraquedas na presidência da maior e mais importante estatal do país, causa um prejuízo imenso para a sociedade, que em meio a uma crise econômica e pandêmica não aceita uma decisão justa e válida do TST em 2019.

Os trabalhadores estão em greve a mais de uma semana e firmes na luta contra o ataque a direitos básicos, e que tem como objetivo principal abrir o caminho para a liquidação dos Correios.

“O SINTECT/RJ parabeniza todos trabalhadores que participaram dessa carreata linda e repudia a postura totalmente repressiva da polícia militar que agiu de forma autoritária contra o direito dos trabalhadores se manifestarem num ato pacífico e ordeiro”, disse Ronaldo Martins, presidente do SINTECT/RJ.

Amanhã, 27/08, às 16 h, serão retomadas as negociações na mesa de conciliação no TST, e pedimos que a direção dos Correios tenham sensibilidade nesse momento difícil de pandemia e reavaliem sua postura de ataques aos direitos da categoria e ressaltamos que é fundamental que os trabalhadores permaneçam em greve e aguardem os próximos encaminhamentos do SINTECT/RJ e FINDECT.