SINTECT-RJ REPUDIA PRESSÃO DA ECT PARA TRABALHO AOS SÁBADOS E FERIADOS

Notícia publicada dia 30/10/2020 20:25

Além da falta de transparência, Sindicato repudia pressão das chefias para convocar os trabalhadores ao trabalho nos finais de semana e feriados, sem esclarecer as jornadas de trabalho e descumprindo as regras determinadas pelo despacho do TST.

A direção militar da ECT tem usado as chefias nas unidades para pressionar os trabalhadores a trabalhar em plena Pandemia e desrespeitando o despacho do Ministro do TST, Yves Gandra.

Nem mesmo o aumento da contaminação e o risco de nova onda de covid-19 fez com que a empresa pudesse ter bom senso. Os gerentes querem expor ainda mais os trabalhadores ao risco de contrair o vírus, convocando pra trabalhar justamente nos dias em que os trabalhadores poderiam estar descansando.

O Sindicato havia questionado através de ofício elaborado pelo departamento jurídico devido à falta de organização na área de RH da estatal, conforme denunciado no site através deste link.

Essa falta de comunicação e transparência da ECT é proposital e tem causado confusão entre os trabalhadores, pois ainda consta no sistema PGP os sábados, domingos e feriados como dias em greve, fazendo com que não só os dias úteis, mas também os fins de semana e feriados entrem na contagem do sistema como horas a descontar/compensar, contradizendo o determinado pelo despacho do TST.

O SINTECT-RJ e FINDECT apresentaram várias questões em que há contradições e falta de clareza, relacionadas à jornada de trabalho, se de 40 ou 44 horas semanais.

Nesse governo e direção dos Correios a transparência não importa. Depois de reduzir o quadro de funcionários, intensificando a terceirização e precarização das atividades, querem esfolar o quadro atual diante da pandemia tão grave e que atinge o mundo inteiro.

O momento exige que os trabalhadores sigam as orientações do Sindicato e que tenham calma, pois a Empresa está adotando uma tática de desinformação pra jogar a categoria contra as entidades sindicais.

O departamento jurídico do SINTECT-RJ está atuando no intuito de garantir o cumprimento do despacho do TST e que a empresa esclareça todas as questões referentes a jornada de trabalho.