Trabalhadores do RJ rejeitam proposta e aprovam estado de greve

Notícia publicada dia 23/08/2024 10:50

A categoria rejeitou a proposta apresentada pelo TST na mediação, suspendeu a greve, mas aprovou o estado de greve por 60 dias.

Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Estado do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ), os trabalhadores decidiram rejeitar a proposta mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Após 15 dias de greve, a categoria optou por suspender a paralisação, mas aprovou o estado de greve por 60 dias, sinalizando que a mobilização continua.

A proposta apresentada pelo TST incluía: a antecipação do pagamento do vale-peru, dividido em duas parcelas (R$ 1.000,00 em setembro de 2024 e R$ 1.500,00 até o quinto dia útil de janeiro de 2025); o compromisso de realizar as contratações mediante concurso público em dezembro de 2024; a garantia de que não haverá desconto dos dias parados, com a compensação limitada ao saldo de trabalho postal acumulado na unidade de cada empregado; e a inclusão de um adendo à cláusula que assegura o pagamento dos retroativos das férias de 2019, sem prejuízo das ações judiciais em curso. Além disso, o TST apresentou uma proposta de redução do prazo para apresentação do relatório sobre melhorias no plano de saúde de 90 para 60 dias.

Apesar dos pontos apresentados, a categoria considerou que a proposta não atendia plenamente às suas demandas, especialmente em um contexto onde a unidade nacional poderia ter garantido conquistas mais significativas. O presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’aguida, criticou duramente a postura dos 25 sindicatos da FENTECT que não unificaram a luta em âmbito nacional. Ele afirmou que essa falta de coesão, juntamente com a interferência da ECT, prejudicou o potencial de avanços mais expressivos.

O SINTECT-RJ, último sindicato a suspender a greve, elogiou a mobilização dos trabalhadores, que, ao longo dos 15 dias de paralisação, demonstraram sua disposição para lutar contra retrocessos. A força e a determinação dos trabalhadores do Rio de Janeiro foram fundamentais, e o sindicato reafirma seu compromisso de continuar defendendo os direitos da categoria.

A luta permanece em curso, e o SINTECT-RJ seguirá vigilante, exigindo o cumprimento dos direitos e preparando-se para novas mobilizações, sempre que necessário, em defesa dos trabalhadores dos Correios.