#SAIUNAMÍDIA – Estado vai perder 21 agências dos Correios até o fim de 2017

Notícia publicada dia 23/08/2017 14:40

Duas serão fechadas em Niterói e em SG uma já encerrou suas atividades. Empresa alega readequação no atendimento

Residentes do estado do Rio poderão encontrar mais dificuldades ao enviar e receber correspondências. Até o final de 2017, 21 agências dos Correios terão suas atividades encerradas, sendo duas destas localizadas em Niterói e uma em São Gonçalo. No município niteroiense, as unidades de Santa Rosa e do Mocanguê foram as selecionadas para o processo. Já a filial de Neves, na cidade vizinha, foi fechada no último 14 de agosto.

De acordo com informações da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a agência da Ilha do Mocanguê fará seu último atendimento ao público em 29 de setembro deste ano. As ações fazem parte de um projeto de fusão de agências, tomadas com o intuito de reverter o cenário financeiro da empresa. Ainda segundo os Correios, o processo está ocorrendo gradualmente, para minimizar os impactos da decisão aos clientes. Por todo o Brasil, serão 250 unidades escolhidas, identificadas em municípios acima de 50 mil habitantes.

No específico caso em Santa Rosa, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é proprietária do imóvel no qual foi instalado a unidade e solicitou a devolução dele. As entregas internas e as Caixas Postais da sucursal serão encaminhadas para a agência Moreira César, na Rua Cel. Moreira César, nº 65, loja 101.

Como recomendação para aqueles que utilizam a agência de Santa Rosa, os Correios recomendam outras quatro agências próximas ao local: além da agência Moreira César, a AC Icaraí (Rua Gavião Peixoto, 262, loja 1); AGF Jardim Icaraí (Rua Domingues de Sá, 322); AGF Alvinassa (Rua Doutor Mário Viana, 416). Nessas duas últimas, não é ofertado o serviço de Banco Postal.

Em outros municípios do Estado, o fechamento de sucursais também será realizado: na Região Metropolitana, as cidades atingidas serão Rio de Janeiro (4), Japeri (1), Duque de Caxias (2), Nova Iguaçu (1) e São João de Meriti (1). Na Região dos Lagos, apenas Araruama (1) terá fechamento de agência.

No Sul Fluminense, foram Angra dos Reis (1) e Valença (1) as escolhidas. No Norte, apenas Campos dos Goytacazes (3) será atingida. Além disso, na Região Serrana, agências em Nova Friburgo (1), Petrópolis (2) e Duas Barras (1) terão suas atividades encerradas. No site dos Correios, os clientes poderão consultar qual agência ficará responsável pelo atendimento na região.

São Gonçalo – Com o fechamento da agência de Neves, apenas três estarão disponíveis na cidade: uma em Alcântara, na Rua João de Almeida, nº 108; a segunda, em Porto Novo, na Rua Doutor Francisco Portela, nº 2311; e uma última na Zé Garoto, na Praça Estefânia de Carvalho, nº 15.

Segundo informações dos Correios, a entrega não será afetada porque as ações com correspondências e encomendas são realizadas pelas unidades operacionais, que permanecem sendo seis no território gonçalense.

No entanto, as três agências deverão dar conta de uma demanda de nada menos do que uma população que, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) em 2010, chegou a 1.044.058 milhão – o que a torna a segunda cidade mais populosa do Estado, a décima sexta maior cidade do país (incluindo capitais), e a terceira, se excluídas as capitais dos estados.

Fonte: O Fluminense