#SAIUNAMÍDIA – Novo inquérito vai apurar envolvimento de Renan em esquema no Postalis

Notícia publicada dia 28/08/2017 12:17

SÃO PAULO – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso autorizou abertura de inquérito para investigar a suposta participação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) em desvio de verbas do Postalis, fundo de pensão dos funcionários dos Correios, informa a revista Época. Barroso encaminhou o inquérito à Polícia Federal, que tem 60 dias para apurar as suspeitas.

De acordo com a denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, quem poderia ligar Renan ao esquema seria o lobista Milton Lyra, apontado como operador do PMDB no Senado e próximo ao parlamentar. Lyra é suspeito de operar propinas para duas empresas que captaram R$ 570 milhões do Postalis. “Os fatos narrados se referem a operações financeiras milionárias realizadas pelo fundo Postalis com a compra de papéis de empresas de fachada que seriam geridas por Milton Lyra e Arthur Machado, o primeiro, como consta, ligado ao senador Renan Calheiros”, descreveu Janot, segundo a revista. A denúncia se baseia no relato de três delatores: o doleiro Alberto Youssef, o ex-senador Delcídio do Amaral e o ex-executivo do grupo Hypermarcas Nelson Mello.

O senador Renan Calheiros afirmou à revista Época que essa é “uma história requentada e mais uma acusação sem provas”. O parlamentar disse ainda nunca ter tido lobista ou operador. “Nunca autorizei que falassem em meu nome em nenhum lugar, muito menos na Postalis.”

Fonte: Valor