Marcos Sant’Aguida vai representar o SINTECT-RJ em reunião das centrais com Lula

Notícia publicada dia 17/01/2023 16:01

As centrais sindicais terão um encontro com o presidente Luis Inácio Lula da Silva na próxima quarta-feira (18/01). A reunião será realizada no Palácio do Planalto e também contará com a presença do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho. A atividade pretende reunir representantes das centrais e sindicalistas.  SINTECT-RJ estará representado por seu presidente, Marcos Sant’Aguida.

Segundo Sant’Aguida, a reunião é um importante momento para o movimento sindical apresentar suas pautas de reivindicações, com destaque para a proposta de formação de uma mesa nacional que vai debater, entre outros pontos,  o reajuste do salário mínimo. “É fundamental resgatar a política de valorização do salário mínimo. Para isso, as centrais estão propondo um novo reajuste do salário mínimo,” explica o presidente.

Atualmente o salário mínimo é de R$ 1.302, a proposta elevaria o salário mínimo para R$ 1.342 . Para os representantes da centrais, além do reajuste, a formação dessa mesa deve debater ainda pontos importantes como a regulamentação do trabalho em aplicativos e o trabalho intermitente e a valorização das negociações coletivas, com prazo máximo de 90 dias para concluir os trabalhos.

Para Marcos Sant’Aguida, é preciso ainda que o governo aponte também para outras questões importantes que trazem grande prejuízo para os trabalhadores como a gratuidade da justiça do trabalho para os trabalhadores e o financiamento dos sindicatos. “São questões oriundas da reforma trabalhista que precisam ser mudadas. É inadmissível que um trabalhador tenha que arcar com as custas para exigir os seus direitos, mesmo em caso de derrota. Assim, como o fim do financiamento do movimento sindical deixa o trabalhador sem qualquer proteção, uma vez que os sindicatos estão descapitalizados. o governo tem que rever esses pontos,” finalizou o presidente que está presente no encontro com o presidente Lula na próxima quarta.