Sindicato paralisa CDD Taquara após carteiro adoecer com coronavírus

Notícia publicada dia 29/05/2020 09:34

SINTECT-RJ garantiu na justiça a implementação de medidas de segurança, saúde e desinfecção dos setores!

Como medida preventiva ao avanço a contaminação pelo novo coronavírus, o Sindicato realizou uma paralisação no CDD Taquara após trabalhador ser contaminado pela covid-19 e a empresa descumprir o protocolo original que concede o afastamento imediato do efetivo da unidade para o trabalho remoto, aplicação de medidas de segurança e desinfecção do setor.

Desde o início da pandemia, o Sindicato denuncia a falta de máscaras, álcool em gel e cobram testes a todos trabalhadores. A direção dos Correios diz adotar medidas de prevenção, porém todas elas insuficientes para conter o avanço da contaminação na categoria do RJ. Descumpre até mesmo o próprio protocolo que criou em que deve realizar o afastamento para o trabalho remoto de todos trabalhadores das unidades onde haver contaminação como medida de segurança.

A paralisação realizada pelo Sindicato ocorreu após o descumprimento da decisão judicial que condenou os Correios a realizar todas as medidas de segurança necessárias citadas em seu protocolo de 24/03/2020. Os trabalhadores apontaram a falta de equipamentos de proteção e de higiene para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

“Esta é uma atitude em defesa da vida dos trabalhadores. Ficar dentro da unidade contaminada representa um risco para todos. É um assunto de extrema gravidade e tem de ser tratado com toda responsabilidade pela empresa e pelo governo. Continuaremos nas unidades durante a semana para garantir o cumprimento da decisão judicial a toda categoria”, afirma o Sebastião Brasil e Débora Henrique .

Contaminação avança no Rio de Janeiro e direção da ECT só assiste

Os dados alarmantes mostram que só cinco bairros cariocas já acumulam mais de cem mortes por Covid-19. De acordo com informações atualizadas da Prefeitura do Rio nesta quarta-feira, 28, o bairro recordista em óbitos é Campo Grande, com 189 vítimas fatais pela covid-19, seguido de Bangu (143), Copacabana (138), Realengo (108) e Santa Cruz (104).

Os relatos dos trabalhadores dão conta de que o fornecimento de álcool em gel, máscaras e higienização das unidades não estão sendo cumpridos. As máscaras, foram fornecidas com atraso, em quantidade escassa e de qualidade inferior à adequada ao ofício.

Sindicato acionará à Justiça e responsabilizará em caso de descumprimento!

A posição do SINTECT-RJ com relação à ganancia da direção dos correios e governo federal, para os quais os lucros valem mais do que a vida, não poderia ser outra se não a de indignação, repúdio e protesto.
O Sindicato não medirá esforços para responsabilizar juridicamente os responsáveis pela empresa no RJ, principalmente nestes casos onde os trabalhadores estão sendo contaminados pelo descumprimento da ordem judicial, podendo causar mais óbitos e dor às famílias dos trabalhadores.

Trabalhadores, sigam as orientações do Sindicato. Sua vida e a de sua família valem muito.