SINTECT-RJ: 29 anos de luta e resistência em defesa dos trabalhadores dos Correios

Notícia publicada dia 20/04/2018 16:25

No dia 20 de abril de 1989 foi realizada a primeira assembleia que fundou o Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ).

Naquele momento, começou a ser escrita a primeira página de uma trajetória marcada por intensas jornadas na luta por direitos, igualdade e justiça em prol da categoria ecetista. Acreditamos e defendemos a organização coletiva dos trabalhadores como caminho para garantir e conquistar direitos trabalhistas e sociais. Nesse caminho, seguimos com honestidade, respeito e coragem, o que nossos companheiros iniciaram no ato da fundação do sindicato.

A trajetória do SINTECT-RJ é marcada por grandes desafios. São quase três décadas enfrentando governos, empresários e gestões arbitrárias que, constantemente, ameaçam o patrimônio público e as conquistas históricas do movimento dos trabalhadores. Nosso compromisso é, e sempre será, a garantia do trabalho digno, o respeito às leis trabalhistas, pela soberania do Brasil, em defesa da democracia, por uma empresa pública e de qualidade e por nenhum direito a menos.

Atual Presidente do SINTECT-RJ, Ronaldo Martins, celebra o aniversário da entidade e ressalta a necessidade de intensificar a unidade da categoria.

“Hoje o sindicato completa 29 anos de existência. Ao longo desses anos, nossa diretriz sempre foi traçada na luta em defesa dos ecetistas. Sabemos dos desafios que estão colocados na atual conjuntura política do país, porque estamos diante a um governo impopular, golpista e privatista. Esse cenário requer de nós ecetistas, unidade e sabedoria na luta em defesa dos Correios público, pelo fortalecimento dos direitos trabalhistas, melhores salários, condições de trabalho e contratações”.

Martins destacou ainda a colaboração das demais direções do SINTECT-RJ, que contribuíram na construção do sindicato, que hoje é nacionalmente reconhecido, por toda a classe trabalhadora, por ser combativo, de luta e que honra seu compromisso com os trabalhadores dos Correios. “Foram muitos braços que ergueram o sindicato. Agradecemos a todos aqueles que dirigiram essa entidade, ou de alguma forma colaboraram para o fortalecimento do SINTECT-RJ”.

Filiado à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o SINTECT-RJ integra a trincheira da luta classista do país. Para o Presidente Nacional da CTB, Adílson Araújo, o histórico de luta dos trabalhadores dos Correios é um exemplo para o movimento sindical.

“Os trabalhadores dos Correios, representam uma empresa pública de 355 anos, com papel social fundamental para o país. Os ecetistas carregam a responsabilidade de lutar, diariamente, em defesa do Correios público, contra a ganância do mercado privado. A agenda política neoliberal que governa o Brasil, tem como foco a privatização das estatais e a retirada de direitos da classe trabalhadora. Diante da constante ameaça, a resistência da categoria é fundamental na luta pela soberania nacional, em defesa dos direitos, e, por um trabalho digno. A CTB parabeniza os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios pela bravura e perseverança e reafirma o compromisso de lutar, lado a lado, por uma ECT pública e de qualidade. Juntos somos fortes! A luta continua”, ressaltou Araújo.

Marcela Canéro
Jornalista SINTECT-RJ