SINTECT-RJ ingressa com ação judicial para que Correios suspenda as atividades imediatamente para evitar propagação do coronavírus

Notícia publicada dia 18/03/2020 11:18

O Sindicato na manhã de hoje, 18, ajuizou ação judicial para que as atividades dentro do âmbito da ECT sejam suspensas de imediato, evitando o contato com o público, exceto serviços de entrega de medicamentos. A medida visa evitar a progressão do contágio pelo coronavírus (Codiv-19) no Brasil e no estado do Rio de Janeiro.

Com a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), o governo do estado do Rio de Janeiro publicou decretos de restrição de movimentação de pessoas, inclusive de viagens entre os municípios do Estado, a fim de impedir que mais pessoas sejam contaminadas. Entretanto, mesmo diante da calamidade, os Correios permanece expondo seus trabalhadores risco de contrair o Coronavírus nas ruas, no atendimento e dentro das unidades sem a mínima segurança e itens básicos de higiene.

Se trata de uma crise que atinge a todos, em todos os lugares, sem distinção, e como as unidades dos Correios naturalmente apresentam aglomeração de pessoas, é urgentemente necessário a suspensão das atividades para evitar a contaminação dos trabalhadores e da população. “Por isso ingressamos com essa ação para que o atendimento ao público seja imediatamente suspenso, pois é, sobretudo, um caso de segurança e saúde pública”, disse Ronaldo Martins, presidente do SINTECT-RJ.

Após muita cobrança do SINTECT-RJ e da FINDECT, no final da tarde de ontem, 17, os Correios divulgaram um primeira hora, informando que tomarão medidas para evitar a propagação do coronavírus. A principal delas é afastar do trabalho, os trabalhadores mais vulneráveis e os que têm filhos menores sem ter com quem ficar nas suas residências, porém realizando trabalhos remotos.

Essas medidas só foram adotadas após muita pressão do Sindicato, porém são insuficientes para assegurar e coibir o avanço do Coronavírus dentro e fora do âmbito da empresa e garantir a segurança de todos os trabalhadores e trabalhadoras.

A direção dos Correios e Governo Federal tem o dever de serem responsáveis com os trabalhadores, com suas famílias e com a sociedade em geral. “Estamos dia a dia nas residências, de porta em porta atendendo a população, assim como os atendentes lidando com o público em geral, ou seja, cada um de nós independente do função dentro da ECT pode ser um transmissor em potencial e precisamos deter a propagação desse vírus”, ressaltou a Secretária-geral Rose Leodoro.

Acompanhe nosso site e redes sociais, pois iremos informar todos os detalhes sobre o andamento dessa ação judicial em defesa da saúde dos trabalhadores e de suas famílias.