Atuação do SINTECT-RJ durante a pandemia é destaque na defesa da vida e direitos dos trabalhadores

Notícia publicada dia 15/01/2021 17:35

Mesmo em plena pandemia, os diretores do Sindicato se mantiveram firmes ao lado dos trabalhadores e as denúncias da falta de EPI’s e preservação da saúde aumentaram e, diante da omissão da ECT e do governo Bolsonaro, foi preciso acionar a Justiça do Trabalho para que o Sindicato conseguisse garantir a adoção de medidas de proteção aos trabalhadores

No dia 11 de março, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou estado de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Já no dia seguinte (13/03), o SINTECT-RJ e a FINDECT enviaram ofícios à ECT, ao Ministério da Saúde e Comunicações cobrando solicitando informações sobre quais providências tomarão para prevenção à epidemia do novo coronavírus no ambiente de trabalho dos Correios.

Desde então, além de atuar efetivamente na proteção dos trabalhadores, o SINTECT-RJ tem ingressado com medidas para conter a disseminação do vírus e preservar a vida dos ecetistas, seus familiares e os clientes, ingressando com ações judiciais cobrando a adoção de práticas eficazes em proteção à saúde dos trabalhadores.

Ao constatar que o governo Bolsonaro e direção militar da ECT não estavam empregados em proteger a categoria, o departamento jurídico do SINTECT-RJ acionou a Justiça do trabalho já no dia 18 de março, cobrando adoção de medidas eficazes de proteção à vida e também da suspensão das atividades, exceto serviços a entrega essencial de medicamentos e insumos hospitalares.

Logo após, a Justiça entendeu que os argumentos do Sindicato estavam alinhados às orientações dos cientistas e do princípio da defesa do isolamento social e da vida, conquistando o afastamento dos trabalhadores coabitantes, grupos de risco e com filhos em idade escolar, além da garantia do cumprimento da quarentena em caso confirmado de covid no setor sem qualquer prejuízo à sua remuneração.

Confiança e unidade na luta em defesa da vida

Em tempos de constantes ataques aos direitos, é fundamental ter o apoio de uma Diretoria do Sindicato forte, responsável e atuante, que defenda o bem-estar e a saúde do trabalhador. O SINTECT-RJ tem atuado firmemente para proteger a vida dos trabalhadores ecetistas.

O sindicato avalia que a defesa do isolamento social, do trabalho remoto e da quarentena para evitar o aumento na disseminação do vírus salvou e ainda salva muitas vidas. “A prioridade do Sindicato neste momento complicado onde há aumento exponencial nos casos de covid-19 no Rio de Janeiro é a defesa da saúde e na vida dos ecetistas”, afirma Ronaldo Martins, presidente do SINTECT-RJ.

O Sindicato continua lutando pela vida, apesar da ECT continuar sua política negacionista, recorrendo de decisões justas que protegem os trabalhadores dos Correios em plena Pandemia.

Confira algumas conquistas do departamento jurídico do SINTECT-RJ em defesa dos trabalhadores ecetistas durante a pandemia:

• Proteção à saúde e à vida, com afastamento de todos os trabalhadores pertencentes ao grupo de risco;

• Teletrabalho para aqueles Trabalhadores (as) que coabitam grupo de risco ou com filhos em idade escolar, empresa recorreu da decisão no último dia 28 e o sindicato protocolou recurso;

• Fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os trabalhadores nos locais de trabalho;

• Manutenção integral do salário dos trabalhadores em trabalho remoto, sem qualquer redução na sua remuneração;

• Realização de teste para diagnosticar a Covid-19;

• Desinfecção e Higienização constante das unidades;

• Suspensão das atividades presenciais de toda unidade para cumprimento de quarentena em caso de confirmação de contaminação por covid-19.

A Diretoria do SINTECT-RJ reforça o compromisso com a categoria e mantém um canal aberto para denúncias. Os ecetistas que perceberem que alguns colegas continuam não seguindo as normas ou se sentirem inseguros de algum modo, podem denunciar diretamente aos dirigentes.

Em tempos de pandemia, a luta pela vida é a prioridade do Sintect-RJ!