SINTECT-RJ vai ao Ministério Público pressionar ECT por prevenção à Covid-19

Notícia publicada dia 01/02/2021 08:20

Continuando a luta em defesa da vida, o SINTECT-RJ se reuniu novamente na cidade de Campos com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e ECT para cobrar o cumprimento de medidas de prevenção e proteção já previstas nas liminares conquistadas pelo Sindicato.

A crise trazida pela Covid-19 mostrou que, apesar de a pandemia caracterizar-se pela disseminação mundial da doença, há parcelas da população muito mais expostas ao risco de contrair o vírus. Uma delas são os trabalhadores dos Correios, que deveriam contar com a proteção adequada para reduzir os perigos de infecção pelo novo coronavírus.

Mas na prática, não é bem isso que vem ocorrendo. Por isso, o Sindicato ingressou e conquistou liminares importantes na garantia e defesa da vida dos trabalhadores, e para cobrar o cumprimento das medidas previstas nas liminares, o Sindicato formalizou denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a ECT por descumprimento.

No último dia 27 de janeiro, o SINTECT-RJ solicitou ao MPT que apure denúncias recebidas pelos trabalhadores de descumprimento de medidas de proteção e saúde. Participaram da audiência, o Diretor do Sindicato em Campos, Marco Aurélio, o vice-presidente da CIPA em Campos, Alex Peixoto e da advogada Ana Paula de Medeiros, além dos representantes da empresa e do Procurador do Trabalho Rogério de Almeida Pinto Guimarães.

O objetivo da audiência é garantir, com a máxima urgência, os itens de segurança para proteção aos trabalhadores, aferição de temperatura, flexibilidade de jornada relacionado aos empregados com filhos em creche e
idade escolar e afastamento dos trabalhadores em caso de contaminação por covid-19. Essas são as ponderações feitas pelos representantes dos trabalhadores para evitar novos casos da doença que atinge gravemente a região de Campos.

Os representantes da ECT se mostraram intransigentes, divergindo das reivindicações dos trabalhadores. Diante do impasse, o Procurador do MPT concedeu um prazo de 5 dias para que
ambas as partes avaliem as propostas e necessidades como forma de permitir maior eficiência na condução da mediação, disse Rogério de Almeida, Procurador do Trabalho.

Ficou agendada nova mediação do MPT para o próximo dia 04/02, às 10 horas, onde os representantes dos trabalhadores mostrarão que estão dispostos a negociar a favor dos interesses dos ecetistas e que os representantes dos Correios precisam de mais sensibilidade para lidar com a situação difícil dos trabalhadores diante da crise sanitária.

O SINTECT-RJ vai usar todos os meios legais e constitucionais para que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos. É muito importante que os trabalhadores se mantenham unidos junto ao Sindicato para que possamos fortalecer mais esta luta!

Clique aqui e leia a ATA da Audiência de mediação no MPT