SINTECT-RJ propõe criação de comissão para discutir falta de segurança nos Correios

Notícia publicada dia 03/10/2016 12:17

No intuito de pressionar e de buscar soluções para o alto índice de assaltos às agências e a funcionários dos Correios, os diretores Paulo Cesar Silva, João de Deus, Nilton França e Rosemeri Leodoro, do SINTECT-RJ, debateram junto aos representantes dos Correios as principais questões pertinentes à área de segurança. A reunião foi realizada na última quinta-feira, (29), no setor de assessoria de gestão das relações sindicais e do trabalho (ASGET), localizada na sede dos Correios, no centro do Rio de Janeiro.

sintect-rj-propoe-criacao-de-comissao-para-discutir-falta-de-seguranca-nos-correios

Durante o encontro o diretor Paulo Cesar Silva, expôs a atual situação de vulnerabilidade vivida constantemente pelos ecetitas:

“O trabalhador vai para o serviço com medo, essa insegurança afeta a saúde física e psicológica do ecetista, que fica apreensivo, pois sai de casa e não sabe se volta. Todas essas questões também influenciam no rendimento do funcionário que se sente indefeso diante da situação”.

De acordo com levantamento apurado pelo SINTECT-RJ a cidade do Rio de Janeiro registrou metade dos assaltos a funcionários dos Correios ocorridos em todo o Brasil em 2015. Ao todo, foram registrados 5 mil roubos no país, dos quais 2.474 aconteceram na capital fluminense, gerando um prejuízo de mais de R$ 11 milhões, com 57.994 encomendas não entregues.

Grande parte das agências dos Correios não possui equipamentos preventivos de segurança, falta câmera de vigilância, detectores de metal, raio x, porta giratória, seguranças e estrutura que ofereça tranquilidade para o funcionário, conforme explica a diretora Rosemeri Leodoro:

“É necessário olhar o lado humano e investir em soluções de prevenção resguardando a integridade física do trabalhador. Convocamos essa reunião porque precisamos respaldar esses trabalhadores, a vida está em primeiro lugar, e não vamos descansar enquanto não encontrarmos soluções plausíveis que garantam a integridade física dessas pessoas”.

Incansável e combatente na busca de resoluções que atendam as demandas da categoria ecetista a entidade sindical irá a Brasília propor a criação de uma comissão permanente para discutir assuntos pertinentes à segurança.