SINTECT/RJ E EQUIPE DE SAÚDE REALIZA VISITA TÉCNICA NO CDD TANQUE E COBRA MELHORIAS NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

Notícia publicada dia 28/02/2019 18:51

O objetivo da visita técnica é averiguar as condições de trabalho e saúde, elaborar laudos e relatórios, e posteriormente encaminhar a ECT e aos órgãos de controle, solicitando fiscalização e solução imediata aos problemas constatados.

Os diretores do SINTECT/RJ Brazil e João de Deus e da técnica de segurança do trabalho Letícia, realizaram nesta manhã, 28/02, uma averiguação das condições de trabalho e saúde no CDD Tanque, que após devidamente detectadas as irregularidades, a Equipe de Saúde estipulará um prazo para que as irregularidades sejam sanadas e com o acompanhamento minucioso da diretoria do sindicato.

O Técnico de Segurança do Trabalho do SINTECT/RJ constatou inúmeras irregularidades na visita técnica realizada no CDD Tanque, e que também atinge outras unidades, refletindo no abandono total da empresa no estado do RJ na manutenção do ambiente de trabalho salubre.

A comissão de saúde apontou inúmeros itens que não estão em conformidade com as normas da NR – Norma Regulamentadora, dentre elas:

1. Calor excessivo no ambiente de trabalho,
2. falta de equipe de limpeza, banheiro feminino pequeno,
3. banheiro masculino extremamente deteriorado e sujo por falta de manutenção e limpeza,
4. extintores vencidos e mal sinalizados,
5. bebedouro sem a devida manutenção,
6. cadeiras quebradas,
7. muita sujeira e poeira,
8. cozinha/copa pequena e com pouca estrutura, não comportando a quantidade de trabalhadores e muito suja,
9. material jogado e amontoado por todo recinto.

A averiguação das Condições de Trabalho pelo SINTECT/RJ está garantida na Cláusula 30 do ACT 2019/2020, onde os Correios garantirão o acesso aos locais de trabalho de representante do sindicato, acompanhado (a) por médico (a), engenheiro (a) do trabalho e/ou técnico de segurança do trabalho para a devida constatação das inconformidades e irregularidades nas unidades.

A ideia de constituir uma cláusula que garanta a pronta visita às unidades para verificar as condições de trabalho e saúde surgiu da necessidade de investir na defesa e proteção dos trabalhadores, na aplicação das normas legais sobre Segurança do Trabalho e também da proteção à saúde dos trabalhadores mediante o ambiente de trabalho organizado, limpo, salubre e saudável. Outro ponto que indicou a necessidade, se refere à enorme quantidade de unidades abandonadas no estado do RJ e de trabalhadores adoecidos e vitimados por acidentes de trabalho, que nos últimos anos procuraram o Sindicato para defesa dos seus interesses e direitos.

O SINTECT/RJ tem como prioridade a luta por melhorias nas condições de trabalho e, não medirá esforços para que seja cumprido a cláusula 30 do ACT. A visita aos setores faz parte do projeto de fortalecimento da classe trabalhadora e do real conhecimento dos problemas das unidades. Com isso, a Diretoria da Sindicato realizará um levantamento das demandas para que se possa fiscalizar e cobrar junto a Direção dos Correios à resolução de cada uma das demandas levantadas pelos profissionais contratados para realizar os laudos nessas visitas técnicas.

A direção da empresa está abandonando a manutenção das unidades, é muito descaso, que faz o trabalhador sofrer sem condições de trabalho. Esse é o resultado de uma gestão negligente e omissa.

O SINTECT/RJ ESTARÁ ATENTO E FISCALIZANDO DE PERTO, COBRANDO UMA PRONTA E IMEDIATA SOLUÇÃO PARA A MELHORIA NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM TODAS UNIDADES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO!