Posição firme do SINTECT-RJ faz Direção dos Correios rever decisão de fechar agencias CEM

Notícia publicada dia 09/10/2024 17:00

A firme atuação do SINTECT-RJ fez a direção dos Correios reconsiderar e suspender a decisão de fechar 44 agências CEM (Correios Empresa), que têm papel crucial na captação de grandes contratos corporativos. A suspensão foi oficializada por meio do Ofício Circular nº 52837444/2024 – GESF-DESEC, emitido em 9 de outubro de 2024, após a denúncia e pressão do sindicato, que se destacou como o único a enfrentar essa medida prejudicial.

As agências CEM são responsáveis por atender grandes empresas, oferecendo serviços personalizados e de alta relevância financeira para a estatal. O fechamento dessas unidades traria uma perda significativa de receita e enfraqueceria a competitividade dos Correios, especialmente em um momento de recuperação financeira.

Desde o anúncio do possível fechamento, o SINTECT-RJ liderou a denúncia contra a proposta, cobrando explicações e exigindo uma reavaliação da direção da empresa. O sindicato alertou para o impacto negativo da medida, destacando que ela não apenas comprometeria a sustentabilidade da estatal, como também demonstrava a falta de planejamento da atual gestão.

Com a emissão do ofício suspendendo o encerramento das agências, a direção dos Correios orientou as superintendências estaduais a desconsiderarem o comunicado anterior, que previa o fechamento das unidades até janeiro de 2025. A empresa informou que novas orientações serão divulgadas posteriormente, demonstrando que a luta do sindicato resultou em uma reavaliação da proposta.

Essa suspensão é vista como uma vitória importante, mas o SINTECT-RJ reforça que a luta continua. O sindicato permanece firme na defesa dos Correios como uma empresa pública essencial e aponta para a necessidade de fortalecer a estatal, ampliar o número de agências e garantir a contratação de mais funcionários, assegurando melhores condições de trabalho e serviços à população.

A reversão dessa decisão comprova que a mobilização e pressão sindical podem reverter medidas que prejudicam tanto a empresa quanto os trabalhadores. O SINTECT-RJ seguirá atento, combatendo qualquer ação que possa enfraquecer os Correios, comprometido com a reconstrução e o fortalecimento da estatal.

SEI – 52837444 – Ofício Circular