SINTECT-RJ participa do grito dos excluídos 2024

Notícia publicada dia 07/09/2024 19:05

Os Diretores Cristiano Galvão e Thelma representam o sindicato em ato que destaca a defesa da vida, da justiça social e dos povos indígenas.

Na manhã deste sábado, 7 de setembro, o SINTECT-RJ esteve presente no 30º Grito dos Excluídos e Excluídas, um dos maiores atos de resistência popular do Brasil, com o lema “A vida em primeiro lugar! Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”. O evento, realizado no centro do Rio de Janeiro, reuniu movimentos sociais, sindicatos, organizações populares e ativistas que marcharam em defesa da justiça social, econômica, ambiental e dos direitos dos povos indígenas.

Os diretores Cristiano Galvão e Thelma representaram o SINTECT-RJ no ato, que começou às 10h com um café da manhã solidário na Rua Uruguaiana, seguido por uma marcha pela Avenida Presidente Vargas até a Praça Mauá. Durante a manifestação, bandeiras, faixas e palavras de ordem chamaram atenção para temas urgentes como a preservação da vida, a luta contra a desigualdade e a defesa do meio ambiente, com destaque para os direitos dos povos originários.

O Grito dos Excluídos, iniciado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 1994, é um movimento que, ao longo das três décadas, vem se consolidando como uma plataforma de denúncia contra a exclusão social e as violações de direitos. Com o passar do tempo, sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais se juntaram ao ato, fortalecendo a sua mensagem e alcance.

A diretora Thelma, pontuou durante o ato, destacando a importância de unir as lutas dos trabalhadores aos direitos dos povos indígenas:
“Estar aqui hoje, ao lado de tantos movimentos sociais, é reafirmar o compromisso do SINTECT-RJ com a defesa da vida em todas as suas formas. Nós, trabalhadores, não podemos fechar os olhos para a exclusão e a violência enfrentadas pelos povos indígenas. A luta deles é a nossa também, pois proteger as suas terras e direitos é essencial para a justiça social e ambiental. O Grito dos Excluídos nos lembra que só juntos, lutando pelos mais vulneráveis, conseguiremos construir um país mais justo e inclusivo.”

Com sua participação no Grito dos Excluídos, o SINTECT-RJ reforça sua posição ao lado dos trabalhadores dos Correios e das lutas sociais mais amplas, em defesa de um país mais justo, solidário e respeitoso com todos os seus povos.