SINTECT-RJ participa de lançamento de Selo e Carimbo em homenagem a Gilberto Gil

Notícia publicada dia 29/04/2024 12:42

O evento realizado no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, contou com participação do diretor João Batista (JB) do SINTECT-RJ, e marcou o lançamento do selo e carimbo em homenagem ao renomado cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil.

No último dia 26 de abril, os Correios promoveram um evento memorável no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, marcando o lançamento do selo e carimbo em homenagem ao icônico cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil. A cerimônia contou com a presença de Gilberto Gil, Flora Gil, Lucinha Araújo, Narcisa Tamborindeguy, além de familiares, amigos e empregados dos Correios, incluindo a participação do diretor João Batista (JB) do SINTECT-RJ.

Durante a solenidade, Gilberto Gil expressou sua gratidão pela iniciativa dos Correios, destacando a importância simbólica dos selos e carimbos na cultura brasileira: “Quando falamos de Correios, de selos, nos lembramos fortemente desse aspecto afetivo extraordinário, esse trânsito afetivo que as cartas, as mensagens, os telegramas, que os selos representam na vida de todos nós. É uma empresa que leva adiante sua função de ampliar os aspectos abrangentes da vida brasileira em todos os sentidos e, em especial, fazer transitar no país e para fora, a vida afetiva”.

Gilberto Gil também compartilhou uma emocionante memória relacionada aos Correios, recordando um momento de sua carreira artística em que visitou uma agência dos Correios em Florianópolis para enviar uma fita k7 aos Paralamas do Sucesso, evento que o inspirou a compor a música “A Novidade”.

A trajetória de Gilberto Gil é marcada por sua contribuição ímpar para a música brasileira e para as artes em geral. Desde seus primeiros passos na música, nos anos 50, até sua consagração como um dos maiores artistas do Brasil, Gil sempre foi um pioneiro em mesclar elementos regionais e internacionais em sua obra. Sua parceria com Caetano Veloso deu origem ao movimento da tropicália, que revolucionou a música e a cultura brasileira nos anos 60.

Além de sua brilhante carreira musical, Gilberto Gil também se destacou como Ministro da Cultura, promovendo políticas culturais inovadoras e sendo reconhecido internacionalmente por sua contribuição para a paz e o desenvolvimento cultural.

O lançamento do selo e carimbo em sua homenagem é um reconhecimento merecido a um ícone da música brasileira e uma figura inspiradora para gerações futuras.

A participação do SINTECT-RJ neste evento, representado pelo diretor João Batista (JB), reafirma o compromisso do SINTECT-RJ com a cultura e as manifestações artísticas que enriquecem nossa sociedade. Parabenizamos os Correios pela iniciativa e celebramos junto com todos os envolvidos essa importante homenagem a Gilberto Gil.