SINTECT-RJ marca presença em evento com presidente Lula e acompanha obras de dragagem do Canal de São Lourenço em Niterói (RJ)

Notícia publicada dia 10/04/2024 11:53

No último dia 2 de abril, os diretores JB, Paulo Lopes, Shirley, Marco Aurélio, Esmeralci e Telma, representando o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ), participaram de um importante evento no Porto de Niterói (RJ) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de reiterarem a defesa dos Correios como empresa pública e dos interesses dos trabalhadores da categoria, os representantes do sindicato destacaram o compromisso com a reconstrução e o desenvolvimento do país.

O evento teve como destaque o anúncio do início das obras de dragagem do Canal de São Lourenço, visando ampliar o acesso ao Complexo Industrial e Portuário da região. Essas melhorias não apenas otimizarão os estaleiros, mas também impulsionarão a construção naval, a movimentação do setor de reparos e manutenção, gerando previsão de aproximadamente 20 mil empregos diretos e indiretos.

Durante a ocasião, o presidente Lula ressaltou a importância estratégica da retomada dos investimentos na indústria naval brasileira, destacando seu potencial para alavancar a economia, gerar empregos e promover avanços tecnológicos. Ele relembrou os avanços significativos alcançados durante seu mandato anterior, entre 2003 e 2010, com a reabertura de estaleiros em diversos estados do país, resultando em um expressivo aumento no número de empregos no setor.

O projeto de dragagem do Canal de São Lourenço, com investimentos totalizando R$ 157 milhões, é fruto de uma colaboração entre a Prefeitura de Niterói e a Companhia Docas do Rio de Janeiro, ligada ao Governo Federal. Espera-se que essa iniciativa não apenas aprimore a infraestrutura portuária, mas também impulsione a economia local e regional, com previsão de aumento nas atracações e serviços portuários.

Além da dragagem, o governo federal anunciou também a revitalização do Terminal Pesqueiro de Niterói, com planos para torná-lo um importante entreposto de pesca, beneficiando ainda mais o setor marítimo da região.

O compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da infraestrutura são pilares fundamentais para impulsionar o crescimento econômico e social do país, contando com a atuação engajada de entidades como o SINTECT-RJ, que não apenas defendem os interesses dos trabalhadores e a manutenção da empresa pública dos Correios, mas também contribuem ativamente para a reconstrução nacional.