Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Suspensão do SD é uma grande vitória para os trabalhadores

Notícia publicada dia 03/02/2023 19:54

Tamanho Fonte:

A atuação destaca do SINTECT-RJ sempre firme na luta contra o SD e SDE foi fundamental para que a atual gestão dos Correios tomasse a decisão na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) de suspender a Ferramenta já na sua primeira reunião. O presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’Aguida, foi firme e, junto com os representantes dos demais sindicatos, destacou que a exigência da categoria nesse momento era o fim imediato da ferramenta que só prejudica os trabalhadores.

Clique Aqui e veja a matéria completa sobre a intervenção do Presidente Marcos Sant’aguida na mesa de negociação.

“Uma vitória histórica, a gestão da empresa ainda insistiu na utilização da ferramenta durante sua apresentação na reunião da mesa de negociação. Fomos firmes e destacamos que os trabalhadores no Rio de Janeiro de forma unânime são contrários a utilização dos SDs e SDEs. Como já repetimos que independente de governos o Sindicato do Rio continuará firme na defesa dos direitos dos trabalhadores,” destacou o Marcos Sant’Aguida. 

Para o presidente, a vitória da democracia nas eleições, a qual o sindicato lutou muito para garantir, tinha o objetivo de reabrir o espaço de diálogo com a gestão da empresa com respeito aos trabalhadores e a sua representação sindical. “A luta contra o SD ainda não acabou, é preciso ficar atento ao que será apresentado futuramente nas mesas de negociações. O que não invalida a conquista da reabertura da mesa de negociação permanente, uma vez que durante esses 4 anos de gestão de Jair Bolsonaro não houve qualquer diálogo com os trabalhadores. O único caminho foi a justiça qual os representantes da empresa na Justiça do Trabalho era absurdo e visava apenas prejudicar os trabalhadores,” explica o presidente. 

A Mesa Nacional de Negociação Permanente foi reestabelecida já nas primeiras semanas do governo Lula e a nova gestão da empresa. O objetivo dela é garantir o debate e as conciliações sobre as cláusulas sociais do Acordo Coletivo já sejam resolvidas, deixando apenas as cláusulas econômicas para a campanha salarial.

A secretária Geral do SINTECT-RJ, Rosemeri Leodoro, conta que o sindicato do Rio de Janeiro enviou ofício para nova gestão dos Correios para pressionar pelo fim da ferramenta logo depois da posse do presidente Lula. Segundo Rose, é na base que os trabalhadores sofrem as consequências dos problemas causados pela ferramenta. “Nosso Sindicato tem lutado bravamente para acabar com essa ferramenta que só trouxe problemas para os trabalhadores. Vamos comemorar essa vitória e continuar lutando para que a ferramenta não volte a atormentar a vida do trabalhador,” destacou a dirigente

Compartilhe agora com seus amigos