Trabalhadores denunciam péssimas condições de trabalho no Complexo Benfica

Notícia publicada dia 21/01/2020 10:23

A negligência da direção da ECT aliada a política de destruição do governo federal, agravado com as temperaturas ultrapassando os 40ºC, diariamente no Rio de Janeiro e uma sensação térmica chegando aos 54ºC, sem ar-condicionado e com os ventiladores quebrados. Essa é a situação dos trabalhadores do Complexo Benfica, estão enfrentando.

O meio ambiente de trabalho é o local onde os trabalhadores e trabalhadoras desempenham suas atividades de trabalho e deve ser salubre sem agentes que causem danos, risco a saúde física ou psíquica dos trabalhadores. Entretanto, não é o que ocorre num dos maiores complexos dos Correios do país.

O ano mal começou e os trabalhadores do complexo de Benfica enfrentam o descaso e omissão em condições ainda piores do que o normal. O importante complexo comporta outras 6 unidades: CEE SÃO CRISTOVÃO, CEE JACAREPAGUÁ, CLI BENFICA, CTO RIO DE JANEIRO, CTE BENFICA e ENTREPOSTO sendo que o CTE BENFICA é uma das unidades mais importantes, tanto para o Rio de Janeiro como para todo Brasil, nela passa um grande fluxo de encomendas de todo país.

Em dezembro/19, o cabo elétrico que levava energia elétrica para todo complexo rompeu, causando um verdadeiro caos aos trabalhadores, por pouco não houve uma tragédia!

O complexo possui 2 geradores, sendo que 1 deles queimou e os trabalhadores não estavam suportando o calor dentro das unidades, agravado por não ter ventiladores, sem água gelada, sem condições de esquentar a comida, enfim com as piores condições de trabalho possível.

Diante da situação caótica, o SINTECT-RJ através da Secretária-geral Rosemeri Leodoro e dos diretores Douglas Pinto e Paulo César da Silva (PC), agiram rapidamente cobrando da empresa uma solução para sanar os problemas e mobilizaram os trabalhadores para uma possível paralisação, diante de uma eminente greve, a ECT atendeu parte das reivindicações.

Porém, mesmo depois dos 2 geradores voltarem a funcionar, a carga de energia não está sendo suficiente para comportar a demanda de todo complexo.

“É inadmissível um setor do porte como o Benfica, com uma quantidade tão grande de trabalhadores, em torno de 900, esteja tão sucateado”, disse o diretor PC Silva.

A negligência da direção da ECT e a falta de responsabilidade para com os trabalhadores têm causado recorrentes acidentes de trabalho. A situação têm se agravado tanto, que na noite do dia 08/01/2020, estava muito escuro dentro do Complexo, e uma trabalhadora terceirizada se acidentou quando a porta do carro tocou na mesma e ela caiu, além de outro acidente com caminhão, sem contar os inúmeros incêndios que acontecem constantemente devido à negligência da empresa.

“Infelizmente isso é o resultado de uma demanda reprimida a mais de 10 anos e resultado de péssimas administrações anteriores”,  declarou a Secretária-geral Rose Leodoro.

O Sindicato encaminhou oficio à superintendência dos Correios do RJ para que seja solucionado os problemas da unidade. “Queremos que o problema seja resolvido, sem medidas paliativas e com urgência, caso contrário iremos realizar uma paralisação do setor”, ressaltou o Diretor Douglas Pinto.

O SINTECT-RJ agendará a visita da equipe de saúde do Sindicato para verificar as péssimas condições de trabalho no local e preparar um laudo que será encaminhado aos órgãos competentes e ao departamento jurídico.