Trabalhadores dos Correios decretam greve por tempo indeterminado

Notícia publicada dia 27/09/2017 10:54

Ecetistas não aceitam nenhuma retirada de direitos

Trabalhadores dos Correios do estado do Rio de Janeiro decretaram greve por tempo indeterminado na última terça-feira (26), em assembleia realizada na Praça de Guerra. A reivindicação da categoria é referente ao reajuste salarial e a manutenção de todos os benefícios do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/18, que a empresa não contemplou durante as mesas de negociação.

Durante a assembleia, os trabalhadores rejeitaram a proposta de não haver reajuste retroativo a partir da data base – agosto-, e do valor de apenas 3%, entre outras questões que foram consideradas como pouco promissoras, entre elas, o atual cenário político nacional que encaminha o desmonte dos Acordos Coletivos de Trabalho diante à Reforma Trabalhista. A FINDECT e o SINTECT-RJ avaliam que aceitar esse acordo fragiliza o coletivo e os futuros avanços em relação aos direitos e benefícios, diante às ameaças do governo.

Além do Rio de Janeiro, outros locais que decretaram greve foram São Paulo, Maranhão e Tocantins, juntos, correspondem a 75% da carga postal do país. Presidente do sindicato do Rio (SINTECT-RJ) e diretor da Federação Interestadual (FINDECT), Ronaldo Martins, comentou sobre a situação:

“Nós esgotamos as possibilidades de negociação com a direção dos Correios, porém, não houve avanço. A empresa não quer pagar o retroativo da nossa data base que foi em agosto e não avança no diálogo. Os trabalhadores não aceitam retirada e direitos. Portanto, votamos pela greve ontem e vamos continuar lutando pela nossa sobrevivência”, ressaltou. Martins afirmou ainda que, a greve está dentro de um contexto nacional de mobilização dos trabalhadores, até que o presidente da empresa aceite as reivindicações da categoria.

Confira abaixo as fotos desta grande assembleia: