Trabalhadores Ecetistas aprovam proposta dos Correios

Notícia publicada dia 14/09/2016 21:57

Após uma intensa e gigante movimentação dos Ecetistas, grande compromisso da FINDECT, sindicatos filiados, em assembleias em Bauru, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão aprovaram a proposta apresentada pela ECT. Trabalhadores em Bauru, Rio de Janeiro, Maranhão, Tocantins e São Paulo lotaram as assembleias e aprovaram o fechamento do Acordo Coletivo 2016/2017.

destaque_sintect_rj__trabalhadores_dos_correios_aprovam_proposta_14_09_2016

V Congresso da FINDECT foi o início da Campanha Salarial 2016

No mês de junho aconteceu o V Congresso da FINDECT, momento em que diretores dos sindicatos filiados uniram todas as propostas da categoria e elaboraram a pauta de reivindicações. A pauta, aprovada nas assembleias de Trabalhadores, foi protocolada na Empresa para dar início ao processo de Negociações Coletivas.

Ameaças de privatização alertam a categoria

Com a instabilidade política do país, e instalação de um governo com fortes tendências para a privatização, as ameaças de ataques à ECT se fortaleceram. Revistas, jornais e sites de todo o Brasil divulgavam o interesse do Governo Temer em privatizar as estatais.

A FINDECT, e os Sindicatos filiados, organizaram grandes atos para demonstrar a insatisfação da categoria com as ameças de privatização e a precarização das condições de trabalho  nos Correios. O Presidente da ECT, Guilherme Campos, no inícios das Negociações Coletivas, em resposta aos Trabalhadores, afirma que não há interesse do Governo, nem da Direção na venda dos Correios.

ECT apresenta proposta com ataques a benefícios e direitos de seus Trabalhadores:

Durante todo o processo de negociação a Empresa apresentou revisão de cláusulas, historicamente conquistadas pelos Trabalhadores, com ataques ao Acordo Coletivo. A proposta apresentada acabava com benefícios como o vale-peru e vale-cultura, aumentava o compartilhamento dos vales alimentação/refeição e cesta, diminuía para 6 anos a idade máxima para a concessão do auxílio creche/babá, criava o compartilhamento no plano de assistência médica e reajustava o salário e benefícios em 6,74%, valor menor que a inflação.

As assembleias do Rio de Janeiro, São Paulo, Bauru e Maranhão, com enorme presença de Trabalhadores, aprovaram o Estado de Greve e mostraram para a direção da Empresa que não aceitava os ataques e a greve estava próxima de acontecer.

ECT recua e apresenta última proposta:

No último dia das negociações, após grande mobilização nas assembleias em todo o Brasil, a Empresa reuniu-se com a FINDECT  e debateu todas as reivindicações da categoria. Sentindo a força dos Trabalhadores, a direção dos Correios teve de ceder e apresentou nova proposta para que contemplasse a categoria.

Veja quais os ganhos com a proposta aceita pela categoria:

1. Incorporação total da GIP em agosto/2016, sendo: R$ 50 da parcela retroativa a maio/2016, e R$ 100 da parcela que dependia do lucro da Empresa para ser incorporada, a partir de agosto/2016.
  2. Após a incorporação, reajuste salarial nos seguintes percentuais:
  • 6% a partir de agosto/2016
  • 3% a partir de fevereiro/2017 (Antes do percentual, haverá a incorporação de mais R$ 50,00 da GACT)
  1. Reajuste nos benefícios em 8,74% (veja como fica)
    tabela_reunião de delegados 14-04-16
  1. Manutenção integral de todas as cláusulas do ACT atual
  2. Manutenção do Vale Cultura e do Vale Peru
  3. Convênio Médico: Manutenção da cláusula atual, em sua integralidade, inclusive com a manutenção dos dependentes, inclusive pai e mãe, com constituição de uma comissão paritária para estudar melhorias, sendo que nenhuma modificação será implantada sem a aprovação dos trabalhadores em assembleias.

Assinatura do ACT garante reajustes a na folha de pagamento de setembro, com valores retroativos à agosto:

Com a aprovação da proposta pelas Assembleias de Trabalhadores, a Empresa deverá creditar todo o ganho com o fechamento do Acordo Coletivo já na folha de setembro. A assinatura do acordo acontece na tarde da próxima terça-feira, 20 de setembro, em Brasília.

Confira abaixo o momento da votação em que os trabalhadores dos Correios do Rio aprovam a proposta:

Fonte: Findect