Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

SINTECT-RJ cobra transparência na compensação da greve e devolução dos descontos

Notícia publicada dia 08/10/2020 18:16

Tamanho Fonte:

Ofício foi encaminhado aos Correios cobrando informações referente a quantidade de dias de desconto, quantos serão objeto de compensação e sobre a devolução dos descontos, assim como questionamentos das excessivas convocações da GEDIS para o trabalho aos finais de semana e feriados.

O SINTECT-RJ reforça a cobrança de transparência da empresa através da GEDIS referente as diretrizes de convocações para a compensação da greve e informações sobre a devolução dos dias descontados a mais, devido a decisão do TST que considerou apenas os dias úteis de trabalho para efeitos de compensação.

O que parece é que o objetivo da direção Militar da ECT através do General Floriano Peixoto é acabar com a transparência e dificultar o acompanhamento dos trabalhadores e seus representantes, referente aos critérios de compensação e assim causar confusão entre os trabalhadores para que dificulte e não se possa questionar as convocações e descontos por não haver um comunicado oficial da empresa esclarecendo as regras.

Com a falta de informação, os generais indicados na direção dos Correios que apossaram da empresa continuam mantendo a falta de diálogo, desrespeitando os trabalhadores que continuam desempenhando suas atividades em plena pandemia de covid-19, apesar do judiciário e governo acabarem com grande maioria dos direitos e garantias da categoria.

No ofício encaminhado em 08/10, a diretoria do SINTECT-RJ reitera a cobrança e exige esclarecimentos referente aos seguintes pontos:

1. Aos descontos no mês de agosto e setembro de 2020, dos trabalhadores que participaram do movimento paredista, sem haver, no entanto, discriminação e transparência de quantos dias de greve estavam sendo descontados;

2. Que a empresa deve fazer relatório e fornecer aos trabalhadores que tenham horas a compensar, contendo o total de horas a serem compensadas e quantas já foram compensadas;

3. Seja especificado quando da convocação para trabalhar fins de semana e feriado, se trata-se de trabalho para compensação de greve ou convocação para trabalhar normalmente com recebimento dos valores devidos;

4. Que seja informado qual a base de cálculo para os descontos realizados por ausência de greve;

É necessário que os gestores esclareçam os trabalhadores ao passar a convocação que se trata de compensação ou necessidade de serviço, tendo vista que tem causado confusão entre os trabalhadores por conta daqueles que desejam não compensar e ter o direito respaldado de solicitar o desconto, conforme decisão do TST.

A diretoria do SINTECT-RJ e da FINDECT condena a postura da ECT e do Ministro Yves Gandra que cedeu à pressão da direção da empresa e do governo, tornando ainda mais dramática a insegurança jurídica a que os trabalhadores estão expostos sob o atual governo de extrema-direita e conservador e sua aliança maligna contra os direitos trabalhistas.

Clique aqui e leia o ofício.

Compartilhe agora com seus amigos