TST derruba a única liminar que obrigava os Correios a manter trabalhadores que coabitam com grupo de risco em trabalho remoto

Notícia publicada dia 29/12/2020 20:45

A presidenta do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Cristina Peduzzi, a pedido do governo Bolsonaro e da direção dos Correios, suspendeu a liminar conquistada pelo Sindicato e, única vigente no país, que obrigava a ECT a manter o trabalho remoto aos trabalhadores que coabitam com grupo de risco do coronavírus.

O Estado do Rio de Janeiro se encontra numa grave crise sanitária, enfrentando nova onda de disseminação do novo coronavírus, por outro lado, a sentença da ministra Cristina Peduzzi despreza as orientações das autoridades de saúde e significa encaminhar à morte os trabalhadores coabitantes e seus familiares que compõe o grupo de risco.

Além do mais, coloca também em risco a população, já que o governo federal não adota medidas que reduzam a contaminação pela covid-19. Ou seja, esta decisão do TST é um atentado à vida dos trabalhadores.

Seguindo a postura negacionista do governo Bolsonaro e da direção dos Correios, a decisão do TST deixa claro o desprezo da Justiça e dos Correios pela saúde dos ecetistas, familiares e da população, justamente num momento em que cresce o número de mortes e contaminados pela covid-19 no estado, principalmente nas unidades dos Correios.

O SINTECT-RJ repudia veementemente a sentença da ministra, pois afronta o direito à vida, expondo a integridade física e mental dos trabalhadores coabitantes de forma arbitrária, desumana e ilegal, desprezando as normas básicas de proteção aos trabalhadores.

O Departamento Jurídico do Sindicato adotará todas as medidas possíveis para que os Correios siga observando as restrições necessárias para proteção da saúde e segurança dos trabalhadores e de seus familiares.

Clique aqui e leia o Informativo do departamento jurídico do SINTECT-RJ com as orientações aos trabalhadores coabitantes.