TST acata pedido de mediação da FINDECT, faz reunião e formula proposta

Notícia publicada dia 25/08/2022 19:12

Em reunião de trabalho e negociação realizada entre o TST, a FINDECT e os Sindicatos, o Tribunal apresentou proposta de Acordo Coletivo, que será submetida à Direção da ECT com prazo de resposta até 29/8.

É preciso que toda a categoria esteja mobilizada e preparada para a assembleia marcada para 31/8, que será muito importante pra definir os rumos da luta, pois haverá proposta e postura da ECT para análise e decisão.

Os sindicatos filiados à participaram de audiência de mediação e conciliação pré-processual com a Vice-Presidência do Tribunal Superior do Trabalho, na quinta, 25/8, referente a mediação solicitada por não conseguir acordo ou diálogo com a direção da empresa.

A reunião foi coordenada pelo Ministro Ives Gandra Martins Filho e teve a participação da Juíza Auxiliar da Vice-Presidência, Kathleen Mecchi Zarins Stamato. Eles tentaram buscar solução para o impasse nas negociações do acordo coletivo 2022/2023 junto com os representantes dos trabalhadores, de forma a resolver o conflito com a ECT e chegar a propostas que atendam os interesses da categoria ecetista em busca de tentativa de conciliação.

Os representantes da categoria reforçaram o pedido de reajuste salarial e a ampliação das cláusulas do acordo coletivo de trabalho, tendo em vista ao aumento do custo de vida com a disparada da inflação nos últimos meses.

Também reivindicaram o pagamento da PLR, que teve negociação conturbada com a direção da ECT e resultou numa proposta em que ela quer impor regras e metas inatingíveis e, com isso, não pagar para a maioria dos trabalhadores. Essa proposta foi rejeitada pela categoria em assembleias realizadas por todos os Sindicatos do país.

TST formula proposta

Os membros do TST apresentaram uma proposta, formulada pelo Ministro Ives Gandra, por delegação da Vice-Presidência do Tribunal, com os seguintes itens:

1 – Reposição integral da inflação com repercussão nas demais parcelas de natureza salarial e econômica, inclusive benefícios;

2 – Pagamento da PLR de 2021 e 2022 de forma linear;

3 – Pagamento do trabalho em fins de semana com adicional, nos termos da última sentença normativa;

4 – Pagamento do vale-alimentação também nas férias;

5 – Liberação dos dirigentes sindicais;

6 – Manutenção das demais cláusulas da sentença normativa imediatamente anterior;

7 – Compromisso de não deflagração de nenhum dia de greve.

O Ministro Ives Gandra insistiu que é sumamente importante que os representantes de ambas as partes envidem esforços para a aprovação da proposta formulada pelo TST, como forma de se evitar tanto a greve, quanto o dissídio coletivo.

O TST estabeleceu o prazo de até segunda-feira, dia 29 de agosto, para os Correios responderem se concordam com a proposta. E, para a FINDECT e os Sindicatos obterem a aprovação foi estabelecido o prazo até quarta-feira, 31 de agosto.

Assim, as assembleias de 31 de agosto tornam-se extremamente importantes para a categoria determinar o futuro da Campanha Salarial 2022.

A Diretoria da FINDECT conta com a participação de todos e todas!

Ata de Reunião Bilateral de Trabalho e Negociação – 25/08/2022