Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

UD Tamoios é a prova que a gestão está privatizando os Correios por dentro

Notícia publicada dia 26/10/2021 11:12

Tamanho Fonte:

A Unidade fica em Unamar, distrito do Município de Cabo Frio, na região dos lagos, o imóvel que abriga a UD e a AC Tamoios é a prova que a gestão dos Correios faz para piorar os serviços à população, com vistas a serem mais atrativos para o comprador. O distrito não atende mais de 180 localidades da região, fazendo com que os cidadãos, que têm assegurado o direito constitucional ao serviço postal, tenham que se deslocar até a unidade para pegar sua encomenda. 

Com poucos funcionários, o caos impera. Na porta da unidade, centenas de clientes aguardam por horas, debaixo do sol ou da chuva, a oportunidade de retirar sua encomenda. Com isso, diariamente as agressões e assédios aos trabalhadores transformam a unidade numa bomba relógio. Segundo, Rodrigo Bucharel, diretor do SINTECT/RJ na região, o esgotamento da equipe que mantém os serviços é grande, agravada pela falta de respeito da gestora junto aos trabalhadores. 

“Coisas inadmissíveis acontecem. Como exemplo, o trabalhador se apresenta no CDD São Pedro da Aldeia e, na hora, é informado que irá trabalhar na UD Tamoios. A gestão o impede de bater o ponto em sua unidade de trabalho, enfia ele dentro do baú de um veículo de carga qualquer, despacha para uma viagem de pelo menos 40 minutos confinado, para ele bater o cartão na UD Tamoios e ser agredido pela gerência e pela população,” protesta o Bucharel, que foi responsável pelo relatório que mostra a situação insustentável da unidade.

Relatório aponta os principais problemas da unidade

Em diálogo com os companheiros da unidade, Rodrigo Bucharel fez um relatório detalhado listando todos os graves problemas do local, que vão desde a falta de água até situações de risco de acidentes de trabalho. As cargas são separadas na calçada e o risco de assalto é grande. Os trabalhadores são obrigados a subir de forma perigosa sobre as caixas para pegar as cargas. As encomendas ficam na rua junto com a enorme fila que se forma na unidade. O risco de extravio é constante. 

O principal problema da unidade é a mudança de imovel, em assembleia realizada na última sexta-feira (22), a GEDIS se comprometeu em mudar a unidade para o CDD São Pedro da Aldeia, assim que for resolvida a questão da locação do novo imovel. Os trabalhadores aprovaram a proposta e aguardam o encaminhamento da questão em estado de greve.   

A empresa enviou representantes para debater com o Sindicato os pontos da pauta de reivindicações. Amanhã os trabalhadores das duas unidades voltam debater os encaminhamentos do movimento, em nova assembleia às 10h30, no CDD São Pedro da Aldeia.

Compartilhe agora com seus amigos