Um recado dos carteiros do RJ: A culpa do atraso nas entregas dos Correios não é do trabalhador

Notícia publicada dia 22/03/2018 14:48

Em um mês de trabalho, um carteiro vai selecionar cerca de 180 mil correspondências. Em 30 dias anda em média 180 quilômetros. Em um ano, pode caminhar até 2 mil Kms! Os Correios tem um deficit de pessoal de cerca de 20 mil funcionários e a empresa não realiza concurso para repor o quadro desde 2011. Poucas pessoas sabem dessas dificuldades, porque é isso que eles (governo, empresários e grande mídia) querem que a população acredite, que a culpa é do trabalhador. E não é. Na verdade, essa empresa centenária está há anos sendo sucateada propositalmente para justificar uma futura privatização. Para entregar nas mãos dos empresários, o que deveria ser patrimônio do povo.

Outro ponto importante para reflexão é a violência. Muitas mercadorias têm sido roubadas.Só no Rio de Janeiro, a média é de 12 assaltos por dia, o que em muitas situações, adoece o trabalhador que é vítima, além do alto risco de vida. Falando em doença, a direção dos Correios quer cobrar mensalidade no plano de saúde, o que seria praticamente acabar com o acesso aos serviços de saúde, visto que o piso salarial da categoria é de R$1.600. Então vamos lá, momento de reflexão: com uma péssima infraestrutura, falta de pessoal, funcionários doentes, falta de segurança e um histórico de corrupção na empresa, tem como os Correios prestarem um serviço de qualidade? Não, óbvio. E a culpa, não é do trabalhador. É de quem administra a ECT e do governo federal, que permite isso.

Vamos pensar fora da caixinha. Tentar entender o porquê, a verdade, o que ocorre para além do senso comum e das notícias tendenciosas que tentam, o tempo todo, manipular o povo. O trabalhador que está na rua diariamente, debaixo de sol e chuva para sustentar sua família merece respeito e condições dignas de trabalho. Forte abraço, Carteiros do Rio de Janeiro.