Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

SINTECT-RJ garante redução de jornada de 50% de trabalho para mãe de filha autista que trabalha nos Correios

Notícia publicada dia 13/03/2023 12:27

Tamanho Fonte:

Nada mais justo que a solidariedade. Em geral, as mães que têm filhos com espectro autista fazem uma jornada solitária para dar conta da educação e dos cuidados que a pessoa autista precisa. Foi nessa luta que o SINTECT-RJ entrou com uma ação para que uma trabalhadora dos Correios com filha menor diagnosticada com transtorno de espectro altista tivesse a redução de 50% da jornada de trabalho, sem precisar compensar as horas ou realizar trabalho remoto, sem perda da remuneração. A luta veio do direito que os servidores públicos federais já dispõe que visa a inclusão, seguindo ditames internacionais, do direito ao gozo de igualdade de condições de todos os direitos e liberdades fundamentais. 

Para a secretária geral do SINTECT-RJ, diretora nacional da Executiva da CTB e diretora suplente da mulher da FINDECT, Rosemeri Leodoro, a conquista é bastante representativa, num momento em que a vitória da democracia impõe à sociedade uma igualdade de condições para que todos possam ter uma vida digna. “As mulheres trabalhadoras são as principais responsáveis por cuidar das crianças, em especial das crianças com necessidades especiais ou deficiência. No entanto, as leis ignoram essa condição das mulheres, por isso essa é uma conquista muito especial, o que mostra que a nossa luta no Sindicato ajuda melhorar a vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Parabéns ao nosso corpo jurídico,” destacou  a dirigente

Para Débora Henrique, secretária da mulher trabalhadora do Sindicato e secretária de mulheres da CTB-RJ, o movimento de mulheres e as feministas estão avançando, embora o machismo ainda seja um poderoso inimigo. “Essa é mais uma conquista. A cada ano vamos galgando mais espaços e impondo nossa pauta de direitos da mulher. Hoje temos mais mulheres no parlamento, nos sindicatos e a cada dia surge um novo coletivo de luta pela emancipação da mulher. O machismo será derrotado, por isso nós mulheres tanto precisamos da democracia, para fortalecer a nossa luta e conquistar uma sociedade mais justa, segura e solidária para as mulheres,” finaliza.

O departamento jurídico do SINTECT-RJ tem garantido grandes conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios do Rio de Janeiro. Participe e fortaleça o seu Sindicato e ajude a luta em defesa dos Correios, público e com serviços de qualidade para a população e mais diretos e melhores condições de trabalho para os ecetistas.

Compartilhe agora com seus amigos