VITÓRIA: SINTECT/RJ garante reintegração de 2 trabalhadores, um deles demitido na greve de 1997

Notícia publicada dia 12/11/2019 10:23

Justiça do Trabalho reconhece a legitimidade da greve no RJ; determina a reintegração do trabalhador e pagamento de todas verbas e benefícios retroativosO SINTECT/RJ conquistou na Justiça do Trabalho a reintegração de dois trabalhadores, e nessa segunda-feira, 11, os diretores Marcos Sant’aguida e Elvis acompanharam os companheiros Gilmar Teixeira Cruz (Carteiro) e Cosme Matos (Operador de Triagem e Transbordo) juntamente com o Oficial de Justiça na sede dos Correios para realizar a reintegração.

A greve de 1997 ficou marcada pela perseguição do Governo FHC e direção da ECT aos trabalhadores que aderiram ao movimento paredista da época. Após essa greve, vários trabalhadores foram demitidos, muitos foram anistiados e outros como neste caso, foi reintegrado através de ação judicial.

Essa importante conquista, prevê além da reintegração dos trabalhadores, também proporciona o pagamento de todos os direitos e verbas retroativos, salários, benefícios, vale alimentação, diferencial de mercado, ou seja, serão indenizados por todo o tempo que ficaram fora da empresa.

Toda a diretoria do SINTECT/RJ e do combatente departamento jurídico da entidade esteve e está sempre ao lado dos trabalhadores, garantindo total apoio e orientações aos companheiros que foram perseguidos e demitidos. Sendo assim, a Justiça reconheceu a legalidade da greve, tornando a demissão nula e determinando a reintegração ao quadro de trabalhadores da ECT.

“Após mais de 20 anos, foi reconhecida pela Justiça do Trabalho a legalidade do movimento paredista, fazendo assim justiça, determinando a reintegração do trabalhador, demonstrando que a luta é permanente e que o Sindicato está incessantemente travando uma luta para garantir os direitos dos trabalhadores e a luta em defesa do emprego”, disse Marcos Sant’aguida, diretor Jurídico do Sintect/RJ.

No caso específico do carteiro Gilmar, ele foi demitido após a greve e anistiado posteriormente, mesmo se desligando dos Correios no PDI, a decisão não o impediu de reaver todos seus direitos que foram suprimidos durante o tempo que ficou fora do quadro de funcionários da ECT. A persistência do departamento jurídico do SINTECT-RJ foi fundamental para mais uma vitória importante.

O SINTECT/RJ está pronto para apoiar o trabalhador ecetista em tudo que for possível para assegurar seus direitos. A vitória nessa ação e o reconhecimento que a persistência e luta são determinantes para termos um Sindicato Forte e Atuante em defesa dos direitos da categoria.

Essa conquista é prova de que a relação de parceria e confiança entre trabalhadores e Sindicato sempre rende bons frutos e traz vitória para a categoria.

CLIQUE AQUI e Filie-se ao SINTECT/RJ e ajude a manter a luta contra a privatização dos Correios.