Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

CDD Nova Friburgo aprova Estado de Greve e pode entrar em paralisação por tempo indeterminado a partir de 5 de agosto

Notícia publicada dia 04/08/2025 19:05

Tamanho Fonte:

Após promessas não cumpridas pela direção dos Correios, trabalhadores decidem intensificar a mobilização; sindicato segue firme ao lado da categoria.

No dia 29 de julho, os trabalhadores do CDD Nova Friburgo aprovaram o Estado de Greve em assembleia realizada na unidade. A decisão foi motivada pela falta de respostas da empresa, que não cumpriu os compromissos assumidos durante reunião anterior, mesmo após denúncias e cobranças feitas pelo sindicato.

Entenda o que acontecendo!

Essa mobilização não surgiu do nada. No último 18 de julho, representantes do SINTECT-RJ estiveram na unidade ouvindo os relatos dos trabalhadores sobre as péssimas condições de trabalho, estrutura precária e desrespeito à legislação. A reunião contou com a presença do presidente do sindicato, Marcos Santaguida, do secretário de finanças, Sebastião Brazil, e do diretor regional, Leônidas da Silva.

Naquele momento, representantes dos Correios se comprometeram com melhorias como troca de bicicletas, pequenos reparos, normalização da carga acumulada, ajustes elétricos e, principalmente, reforço do efetivo com a convocação de aprovados no concurso. No entanto, até o dia 29, nenhuma das medidas prometidas foi implementada.

Diante desse descaso, os trabalhadores decidiram dar um passo adiante. Uma nova assembleia está marcada para o dia 5 de agosto, quando poderá ser aprovada a greve por tempo indeterminado, caso a empresa continue ignorando as reivindicações.

“A decisão foi tomada em assembleia realizada na unidade, com a presença dos diretores sindicais Leônidas e Helvis, e o recado foi direto: se nada for feito até o dia 5 de agosto, a greve por tempo indeterminado será deflagrada”, afirmou o diretor Leônidas da Silva.

O SINTECT-RJ destaca que toda movimentação que afete a estrutura de trabalho precisa ser debatida com a entidade sindical. O que está em jogo é a dignidade da categoria, e a paciência tem limite.

A mobilização de Nova Friburgo é reflexo da insatisfação crescente nas unidades dos Correios em todo o estado. O sindicato segue mobilizando, dialogando com a base e cobrando soluções. Se não houver respeito, haverá resistência.

E se a empresa continuar ignorando os trabalhadores, Nova Friburgo vai parar. E o sindicato estará junto, como sempre esteve.

Compartilhe agora com seus amigos