Presidente do Sintect-RJ denuncia irregularidades e cobra de Lula gestão mais profissional dos Correios
Notícia publicada dia 24/07/2025 15:52
O presidente do Sintect-RJ, Marcos Sant’aguida, ressaltou a denúncia que o Sintect-RJ fez ao Ministério Público sobre as irregularidades que o ex-presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, cometeu durante a sua gestão. O dirigente lembrou que, no primeiro trimestre de 2024, o déficit foi de R$ 800 milhões.
“Havia ainda inquérito aberto na Polícia Federal sobre agências piratas. Esse caos configura a má administração que prejudicou e muito a situação econômica e financeira dos Correios, ocasionando a suspensão de férias, o não recolhimento do INSS, atraso no recolhimento do FGTS e outras questões que afetaram a categoria”, apontou.
Sant’aguida destacou ainda a redução da carga nas unidades, como preponderante também para a crise da empresa.
“Isso é concreto. Deparamos com isso no dia a dia. Vamos continuar fiscalizando a nossa empresa. Afinal, se não tiver empresa, não tem sindicato. Vamos lutar para ajudar a reerguer os Correios. Queremos fazer aqui uma crítica à empresa responsável pelo marketplace, a Infracommerce, que não tem transparência. Você não consegue se comunicar com essa empresa. Não tem telefone para perguntar, pesquisar”, criticou.
Marcos Sant’aguida acrescentou que já eram previstas dificuldades no início do processo, mas os problemas são ainda maiores.
“Alguns companheiros compraram no site do Mais Correios e a entrega está sendo feita por outra empresa, justamente em um momento que estamos precisando de dinheiro. Pode ser uma luz no fim do túnel para melhorar a situação econômica dos Correios, mas já está começando as coisas erradas. A Infracommerce foi contratada com déficit financeiro, mas vamos em frente para tentar reerguer a nossa empresa. O Fabiano entregou uma carta de demissão e o Lula até agora está em silêncio. Quero aproveitar para lembrar que o Lula, quando tomou posse, fez reunião com as Centrais no planalto e falou “vem pra cima de mim”. E é isso que estamos fazendo. Estamos cobrando essa responsabilidade. Você tomou uma atitude correta ao arquivar o projeto que vendia os Correios. No entanto, logo em seguida era para modernizar a empresa e não aconteceu sob o comando do Fabiano. Por isso que o Sindicato cobra todo esse procedimento de modernização de um markeplace forte para combater esses outros aplicativos, como o Mercado Livre e outros. Vamos à luta juntos”, enfatizou.