UNI Américas, FINDECT e FENTECT apresentam defesa conjunta da categoria à empresa e ao governo

Notícia publicada dia 25/05/2020 18:37

Documento da União Internacional e das Federações foi entregue ao Presidente da Empresa, Floriano Peixoto, e ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, com o tema “Precauções para deter a expansão da COVID19 e para garantir a segurança de todos os trabalhadores postais”!

O documento resultou de reunião realizada dia 21 de maio entre representantes da UNI Postal e Logística seção Américas, organização dos sindicatos postais em nível mundial, da FINDECT e da FENTECT. No encontro virtual foi debatida a situação e a necessidade de proteção dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios nos Brasil e em diversos países.

Os companheiros Rufino, da FINDECT, e Rogério Ubine pela FENTECT, debateram as condições de trabalho da categoria na pandemia com Cornelia Berger, Chefe Mundial UNI Postal & Logistica, e Kathy González, Diretora Regional da UNI Américas Postal e Logística.

Cornélia relatou medidas adotadas em outros países, a partir de negociações entre as representações dos trabalhadores e das empresas. Entre elas estão:

●A redução dos dias de trabalho semanais de 6 para 3, ou de horas diárias de trabalho de 6 para 3, além da criação de 2 turnos no mesmo setor (uma turma de manhã e outra à tarde, por exemplo).

●Garantia de distanciamento de 2 metros entre os trabalhadores nos setores de trabalho;

●Fechamento de refeitórios para evitar aglomerações.

A elaboração do documento ao presidente da ECT e ao ministro resultaram da constatação nos debates da insuficiência das medidas de proteção adotadas nos Correios brasileiros. Nele foram cobrados cuidados efetivos para evitar a contaminação e as aglomerações nas unidades.

Veja AQUI o documento encaminhado ao presidente dos Correios.

Veja AQUI o documento encaminhado ao Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Por: FINDECT