Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Sintect-RJ debate o aumento da violência contra a mulher: a cada 10 minutos, uma mulher é assassinada no Brasil

Notícia publicada dia 02/09/2025 13:11

Tamanho Fonte:

O Sintect-RJ realizou, nesta quinta-feira (28), em sua sede, no Centro do Rio, uma roda de conversa entre diretores, filiadas e mulheres ligadas à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), debatendo sobre a violência contra a mulher. O evento contou com diretores do Sindicato; a deputada estadual Lilian Behring (PC do B – RJ); representante da deputada federal Enfermeira Rejane; Paulo Farias, presidente da CTB; e convidadas. Um dos temas foi baseado na triste realidade: a cada 10 minutos, uma mulher é assassinada no Brasil.

Os diretores Rosemeri Leodoro, Débora Henrique, Telma Pereira, Áurea de Carvalho, Elisângela Helena, Shirley Maciel, Paulo Cesar da Silva e Paulo Cesar Gomes participaram do evento.

“Estamos aqui para avançar e melhorar a condição de segurança da mulher seja em casa, no trabalho e nas ruas. Enfim, é importante debater essas questões, principalmente, no mês de agosto que é o mês de conscientização sobre a violência contra a mulher. Unidos nesse momento, com esse objetivo”, comentou Débora.

Telma Pereira, também diretora do Sintect-RJ, elogiou a iniciativa do Sindicato para discutir sobre a violência contra a mulher, problema que se torna cada vez mais grave a cada dia.

“Fizemos uma pauta com várias situações de violência que a mulher sofre no Brasil e vive em todos os âmbitos e em todas as empresas, local de trabalho e dentro da família. Foi um evento muito produtivo e importante para as mulheres”, analisou.

A deputada estadual Lilian Behring (PC do B – RJ) destacou a ação do Sintect-RJ em convidar mulheres da sociedade e da política para debater um tema cada vez mais preocupante e triste para a população.

“Parabenizo a todos os diretores do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios por esse grande evento do Agosto Lilás. Estamos lutando contra a violência impetrada sobre a mulher, não só no Rio de Janeiro, como no Brasil. Esse evento é muito importante para toda a sociedade. Parabenizo todos da organização”, elogiou a parlamentar.

O Agosto Lilás é uma campanha anual de conscientização e combate à violência contra a mulher no Brasil, criada em 2022 pela Lei nº 14.448/2022 para reforçar a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006), sancionada em agosto de 2006. O objetivo é informar e intensificar medidas de proteção, divulgando os diferentes tipos de violência – física, psicológica, sexual, moral e patrimonial – e incentivando as denúncias através de canais como o Ligue 180, que oferece acolhimento, orientação e encaminhamento a serviços especializados.

Compartilhe agora com seus amigos