Sintect-RJ entra com ação exigindo a volta de clínicas e hospitais descredenciados pela Postal Saúde
Notícia publicada dia 19/08/2025 18:49
O Presidente do Sintect-RJ, Marcos Sant’aguida, e o diretor da Secretaria Jurídica do Sindicato, João Batista (JB), divulgaram, nesta terça-feira (19), alguns informes para os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios em relação aos últimos graves problemas que têm afetado a categoria.
“Entramos com uma ação contra o Postal Saúde em razão de toda a balburdia que ocorreu em relação ao descredenciamento de clínicas e hospitais e a suspensão de atendimento médico e cirúrgico. O trabalhador paga e não é atendido porque a clínica foi descredenciada”, criticou o dirigente.
O diretor João Batista ressaltou que o Sintect-RJ protocolizou na ação o pedido para que a empresa retorne com todos os credenciados no atendimento.
“Além disso, pedimos que faça cumprir o que estava no acordo coletivo que é respeitar a cláusula 72, sendo aplicada até multa caso não seja cumprido o acordo coletivo”, explicou JB.
A Cláusula 72 diz: Descumprida qualquer obrigação deste Acordo Coletivo de Trabalho, por qualquer das partes, ficará a parte infratora obrigada ao pagamento, em favor do empregado prejudicado, de multa equivalente a 20% do dia do serviço deste.
Sant’aguida lembrou ainda que, independente da ação coletiva, o trabalhador pode entrar com uma ação individual. Para isso, deve procurar a secretaria jurídica do Sindicato e agendar com os advogados Luciana ou Gustavo. O dirigente acrescentou ainda sobre o que foi feito em relação as férias dos trabalhadores.
“Férias é um direito constitucional do trabalhador. Em razão dessa má gestão que acontece nos Correios suspenderam as férias no segundo semestre. Eu como diretor jurídico do Findect, ajuizei uma ação e saiu uma liminar. Não foi do jeito que queríamos. Ela foi muito restrita. Por conta disso, o Sintect-RJ ingressou com nova ação”, enfatizou.