Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Trabalhadores dos Correios mantêm a greve e exigem aumento salarial retroativo a agosto de 2025

Notícia publicada dia 19/12/2025 11:12

Tamanho Fonte:

A reação dos trabalhadores dos Correios em deflagrar a greve no último dia 16 contra a retirada da gratificação das férias levou a empresa a voltar atrás sobre esse direito trabalhista, concordando com o pagamento. Mas o adiamento sobre o aumento salarial levou a decisão para o Tribunal Superior do Trabalho, que apresentou uma proposta, no dia 17, chamando a atenção dos ecetistas que tiveram seus direitos cortados, como o não pagamento do aumento salarial retroativo a agosto de 2025 e a extensão desse reajuste aos benefícios.

A empresa propõe o pagamento para abril de 2026. Diante disso, o SINTECT-RJ reuniu os trabalhadores em Assembleia, nesta quinta-feira (18), e ficou decidido, por unanimidade, a continuidade da greve e a realização de uma nova Assembleia no próximo dia 22.

“Essa proposta apresentada, dia 17, pelo TST, após a nossa Assembleia, nos chamou a atenção pelo corte dos nossos direitos no que tange à reposição salarial retroativa a agosto de 2025, que não tem a extensão desse percentual aos benefícios que é um direito nosso. E a empresa se propõe a pagar tudo a partir de abril. Fizemos hoje uma reunião e a diretoria do SINTECT-RJ, por unanimidade, foi contra essa proposta apresentada pelo TST. Agora é a vez de consultarmos nossa categoria, seguindo a intimação do Tribunal Superior do Trabalho que quer que os sindicatos venham a apreciar a proposta por ele apresentada. Vamos fazer a Assembleia no dia 22, de forma virtual, onde todos os trabalhadores do Rio de Janeiro, que participarem da Assembleia, vão ter o direito de votar se querem rejeitar ou não a proposta apresentada pelo TST”, enfatizou Marcos Sant’aguida.

O dirigente sindical ressaltou que a diretoria do SINTECT-RJ tem a posição de rejeição à proposta apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho. Marcos Sant’aguida convidou os trabalhadores a participarem do ato da categoria nesta sexta-feira (19), às 12h, na porta do Edifício-Sede dos Correios, o Centro do Rio, contra o descaso da empresa quanto à campanha salarial da categoria.

“Convoco todos os trabalhadores a se inscreverem, opinarem e decidirem sobre a questão da rejeição. A direção do Sindicato já tomou a sua posição hoje de ser favorável à rejeição da proposta do TST. E faço outra convocação para todos estarem presentes nesta sexta-feira (19) ao ato que vamos fazer, ao meio dia, na porta do Edifício-Sede dos Correios, no Centro do Rio. Pedimos ao trabalhadores que continuem a mobilizações nas suas regiões, na Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste, Região dos Lagos, Baixada Fluminense, Noroeste Fluminense, Sul Fluminense, Região Serrana e reforcem nossas mobilizações. Vamos nos unir ainda mais até o dia da Assembleia que será no dia 22, segunda-feira. Forte abraço. A luta continua. Vamos à vitória”, concluiu Marcos Sant’aguida.

O SINTECT-RJ destaca que é imprescindível acompanhar cada etapa da negociação e exigir dos Correios responsabilidade e compromisso real com a valorização dos trabalhadores. A direção do sindicato reforça que fortalecer a mobilização é fundamental para defender direitos e construir caminhos de resistência diante das mudanças em curso.

Compartilhe agora com seus amigos