DIREÇÃO DA ECT E SECRETARIA GERAL DA FENTECT SE UNEM E PRESIDÊNCIA DA EMPRESA APRESENTA PROPOSTA REBAIXADA

Notícia publicada dia 30/07/2024 19:49

O SINTECT-RJ repudia manobra desleal e reforça mobilização para greve histórica no dia 7/08.

A direção dos Correios convocou às pressas uma reunião com a Secretaria-Geral da Fentect enquanto representantes da FINDECT e do SINTECT-RJ estavam a caminho de Brasília, impedindo sua participação e evidenciando o alinhamento da empresa contra os trabalhadores.

Em uma clara tentativa de prejudicar os trabalhadores, a direção dos Correios, junto com a Secretaria-Geral da Fentect, organizou uma reunião de última hora para apresentar uma proposta rebaixada de Acordo Coletivo de Trabalho. Às 13 horas de hoje, a empresa enviou um comunicado à FINDECT convocando uma reunião para as 16 horas, mostrando a tentativa de excluir a legítima representação dos trabalhadores.

O SINTECT-RJ condena veementemente a atitude da direção dos Correios. A Secretaria-Geral da Fentect, em um ato de subserviência, alinha-se com os interesses da empresa, ignorando completamente as necessidades dos trabalhadores. Esta manobra desleal não só compromete a transparência das negociações, como também expõe a direção como cúmplice de uma proposta inaceitável.

A justificativa da direção dos Correios para a realização da reunião às pressas é absurda e inadmissível. Nem mesmo durante o governo anterior houve tamanha afronta aos trabalhadores. Essas atitudes prejudicam gravemente as negociações e colocam em xeque a credibilidade da empresa, reforçando ainda mais o chamado para a greve da categoria.

Os mesmos que agora se aliam à direção para propor um acordo rebaixado são os que, no ano passado, assinaram um acordo coletivo cheio de falhas que prejudicaram a categoria. Se não fosse a mobilização do SINTECT-RJ e da FINDECT, os trabalhadores teriam sofrido ainda mais prejuízos. Esta conivência escancarada compromete os direitos conquistados e evidencia a falta de compromisso com os interesses dos trabalhadores.

Os representantes da FINDECT, que estavam a caminho de Brasília para participar das reuniões previamente agendadas, foram surpreendidos por essa mudança repentina no cronograma. A falta de comunicação adequada impossibilitou a participação ativa de todos os representantes sindicais, comprometendo a integridade do processo de negociação.

Diante dessa situação, o SINTECT-RJ reforça a importância de manter a mobilização e o engajamento de todos os trabalhadores. É essencial fortalecer o chamado para a greve e lotar a Assembleia do dia 7 de agosto para construir a maior greve da história dos Correios. Somente com união e determinação poderemos enfrentar essas práticas desleais e garantir um acordo justo para todos os trabalhadores.

A FINDECT e os sindicatos filiados reafirmam seu compromisso com a defesa dos interesses dos trabalhadores e exigem que a direção dos Correios conduza as negociações de maneira justa e transparente. Caso a empresa não apresente uma proposta decente e não cumpra com o que foi estabelecido em mesa de negociação, a greve será inevitável. A mobilização continua, e a luta por um acordo digno segue firme.

Carta Nº SGD 439-2024 – Reunião Extraordinária da Mesa de Negociação 2024_2025