25/01 – Dia do Carteiro: Profissional mais respeitado pela população

Notícia publicada dia 25/01/2019 01:22

O SINTECT/RJ parabeniza os heróis que enfrentam sol, chuva e a violência urbana para garantir a integração nacional e o direito dos brasileiros à comunicação postal

O SINTECT/RJ parabeniza todos os Carteiros femininos e masculinos que no dia 25 de janeiro comemoram o seu dia, trabalhadores que com muita dedicação, profissionalismo e amor à profissão são os responsáveis por levar para as nossas residências e comércios, cartas e encomendas com o devido cuidado.

Apesar do grave processo de sucateamento que vem ocorrendo na empresa nos últimos anos, os Carteiros têm resistido e mantido, com muita dedicação e qualidade, suas tarefas diárias.

Hoje, cerca de 57 mil Carteiros são responsáveis pela missão de entregar mais de 8,3 milhões de correspondências por ano, realizando a integração e acesso a comunicação do nosso povo.

Infelizmente, nos últimos anos a discrepância entre o número de carteiros e a quantidade de cartas e encomendas é claramente desproporcional, devido à redução do quadro e à não reposição desde 2011, quando foi realizado o último concurso público.

O aumento da violência e a sobrecarga de trabalho têm acarretado em diversas doenças ocupacionais que penalizam ainda mais esses trabalhadores, que já sofrem com trabalho árduo e desgastante, além de extremamente necessário para o país.

Mesmo com todos esses desafios e dificuldades, os Carteiros se mantêm como uma das profissões mais confiáveis no Brasil.

Entrega matutina é uma necessidade

Os Carteiros do Rio de Janeiro e de todo Brasil estão nas ruas, indo aos lugares mais complexos e distantes, enfrentando, no dia a dia, dificuldades e perigos para chegarem ao seu destino.

Seja debaixo do sol quente e escaldante ou na chuva, seja no centro ou nos morros, seja a pé, de bicicleta ou motorizado, os carteiros exercem suas atividades prestando um serviço social extremamente importante, que é uma garantia constitucional, de grande relevância para a sociedade.

Com as altas temperaturas, principalmente durante o período do verão, fica ainda mais evidente a necessidade imediata da implantação da Entrega matutina.

Essa medida, além de melhorar as condições de trabalho, preserva a saúde dos Carteiros. Afinal, com a entrega pela manhã eles que ficam expostos ao sol num horário em que a temperatura é mais amena. Num país tropical e quente como o nosso, é questão de saúde e humanidade colocar o horário de entrega na parte mais fresca do dia.

A diretoria do SINTECT/RJ deixa essa singela homenagem e parabeniza todos Carteiros femininos e masculinos por serem os trabalhadores que mais aderem às lutas e movimentos paredistas na defesa dos nossos direitos.