Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro

Siga nas redes:

Trabalhadores decretam estado de greve e rejeitam proposta da empresa

Notícia publicada dia 23/08/2023 09:17

Tamanho Fonte:

O auditório do Sindicato dos Metalúrgicos em Benfica ficou pequeno para a vontade de lutar dos trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro, em assembleia completamente lotada na noite de ontem (22/08). A atividade foi convocada para analisar a proposta da empresa das cláusulas econômicas da campanha salarial 2023/2024. A FINDECT orientou seus sindicatos filiados a voltarem contrários a proposta que previa entre outras coisas reajuste inferior à inflação.  Por unanimidade a proposta da empresa foi rejeitada e os trabalhadores decretaram estado de greve. 

“A categoria está unificada com uma votação unânime que representou bem o sentimento dos nossos trabalhadores, o clima é de luta. A Assembleia lotada mostrou que os trabalhadores estão dispostos a irem à luta para garantir o retorno dos seus direitos perdidos durante a gestão de Bolsonaro nos Correios. Os principais pontos além do reajuste com ganho real são a realização imediata de concurso, como também a melhoria do plano de saúde,” destacou o presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’Aguida.

A Assembleia também prestou homenagem à líder quilombola Bernadete Pacífico assassinada no último dia 17/08. A secretária geral do SINTECT-RJ, Rose Leodoro, pediu aos presentes um minuto de silêncio em memória de Mãe Bernardete. Rose em sua fala destacou a importância de avançar na proposta do plano de saúde, que representaria o alívio para a grande maioria dos trabalhadores da categoria e ainda um ganho real nos salários. “Reitero a proposta de vários companheiros que destacaram a importância de avanços na proposta do plano de saúde. Esse é um dos maiores gargalos para a categoria nesse momento,” destacou Rose.   

Marcos reiterou que a rejeição da proposta e o estado de greve estão atrelados a retomada das mesas de negociações para que a empresa apresente uma nova proposta. “O SINTECT-RJ não faz greve pela greve. Este é o nosso último recurso, quando não há mais condições de avançar diante da intransigência dos patrões. Nós lutamos para que tenhamos um desfecho positivo das negociações. Caso contrário, o SINTECT-RJ e os trabalhadores do Rio de Janeiro estão mobilizados para a greve,” finaliza o presidente.

Compartilhe agora com seus amigos