Correios pressiona pela realização de horas-extras e coloca em risco trabalhadores e população

Notícia publicada dia 16/04/2020 10:00

Muitos setores estão sem os itens de higiene e segurança, máscaras e luvas não chegaram, e as aglomerações nas unidades de distribuição e atendimento continuam, expondo trabalhadores e a população ao contágio e propagação do Covid-19.

A Direção da empresa no RJ está demonstrando uma total irresponsabilidade com a saúde e a vida dos trabalhadores e da população, ao não isolar setores e afastar o efetivo diante de casos confirmados de infecção.

Por outro lado amplia a pressão aos trabalhadores para a realização de horas extras, Inclusive assediando pela volta à atividade presencial dos afastados por coabitação com grupo de risco e crianças.

Quando em outros países, como na Argentina, o governo adotou medidas para conter o avanço do vírus e preservar o principal, a vida dos trabalhadores e de seus familiares, reduzindo o tempo de abertura das agências e limitando o efetivo diário nós setores, no RJ, a situação é diferente, e muito.

Agindo com alto grau de irresponsabilidade, a direção da empresa, expõe os trabalhadores a contaminação com o aumento da jornada de trabalho e também nos finais de semana, logo num momento onde o número de contaminados no estado só aumenta e vidas começam a ser perdidas entre os trabalhadores da categoria nacionalmente.

A população também é afetada pela irresponsabilidade da ECT, quando diante da comprovação de casos nos setores, acaba não informando o Sindicato e expõe os trabalhadores, quando o correto é seguir a própria orientação da empresa no primeira hora de 24/03, em que orienta pelo afastamento do efetivo da unidade.

Outro agravante é falta de EPI’s, higienização e limpeza nos setores, onde aliás deveriam ser todos os dias.

As aglomerações nas agências é gritante, não há um plano de ação que garanta o atendimento de forma segura sem criar filas, e o pior, expõe esses trabalhadores, e a população, muitas vezes sem saber se há outros infectados assintomáticos naquele local.

Para completar o quadro de horror e desdém, ainda está convocando trabalhadores para fazer horas extras diariamente e também nos finais de semana, o que amplia ainda mais a exposição ao risco de contágio individual e coletivo.

Diga não a Hora-extra e trabalho em final de semana

O SINTECT-RJ orienta os trabalhadores a Não aceitar e nem realizar! Nesse momento crucial em que lutamos em defesa da saúde e das vidas, nossas e de nossos familiares, quanto menos tempo exposto ao perigo, mais segurança teremos.

Enquanto o governo e Correios estão preocupados com o trabalho, o Sindicato destaca que o atual momento é de defender a vida dos trabalhadores e não abrirá mão disso.

A atuação frágil e incompetente da direção dos Correios continua colocando os trabalhadores em risco e ignora orientações de autoridades sanitárias sobre contenção do COVID-19. Não vamos aceitar!