ECT suspende reuniões setoriais de forma arbitrária e desrespeita Acordo Coletivo

Notícia publicada dia 19/03/2018 17:32

Sindicato recorreu exigindo o cumprimento imediato da legislação vigente

Em ofício enviado ao SINTECT-RJ, na última sexta-feira (16), a direção da empresa informou a suspensão temporária das reuniões entre sindicato e os trabalhadores.

Avaliamos que, no atual cenário de ataques aos direitos, oprimir o diálogo e a organização dos trabalhadores, é um violento ataque à democracia e uma tentativa cruel de silenciar os ecetistas e o movimento sindical na luta por melhores condições de trabalho.

A empresa argumenta que, o motivo para a suspensão seria “o elevado número de carga parada em função do período de greve”. Em resposta, o SINTECT-RJ exigiu da empresa oficialmente, que cumpra a Cláusula 16 do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2017/2018, conforme explica o Diretor Jurídico do sindicato, Marcos Sant’aguida.

“No ACT não consta nenhum recurso ou normativo que ampare a empresa a implementar tal medida. Se fosse um caso de situação fora do normal, como alagamentos, incêndios, entre outras situações de sinistro, como já aconteceu no passado, a empresa precisa se reunir com o sindicato antes de executar a medida. Do contrário, como não estamos em uma situação de sinistralidade, a ação configura uma violação do ACT, sendo considerada ainda, se consumada, uma ação ilegal que pode ser enquadrada como improbidade administrativa”, explicou.

O SINTECT-RJ aguarda a resposta da direção dos Correios sobre o assunto. Caso a empresa insista na prática antissindical, o jurídico do sindicato tomará as devidas providências para que o diálogo e a organização do movimento dos trabalhadores não seja prejudicado. Alertamos ainda, caso algum trabalhador (a), precise entrar em contato com o SINTECT-RJ, que faça imediatamente pelos nossos meios de comunicação (abaixo). A diretoria está de prontidão para continuar na luta por direitos, igualdade e justiça.

O trabalhador (a) pode entrar em contato através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (21) 9 8496-4568. Juntos somos fortes!