SINTECT-RJ divulga moção de apoio a gari suspenso por denunciar condições precárias de trabalho

Notícia publicada dia 02/07/2020 11:50

Prestamos pleno apoio e solidariedade ao gari Bruno Coelho de Lima, que é vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da gerência da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro e repudia a punição sofrida pelo trabalhador.

O SINTECT-RJ, a FINDECT e os trabalhadores e trabalhadoras dos Correios do estado do Rio de Janeiro repudiam e são contra a punição do companheiro, que foi suspenso injustamente por cinco dias sob a acusação de ter divulgado de um vídeo, no dia 15 de junho, em que ele denuncia as condições precárias de trabalho em meio à pandemia do coronavírus e critica flexibilização das regras de isolamento chanceladas pela prefeitura do RJ.

A triste realidade dos garis não é muito diferente dos trabalhadores ecetistas, que desde o início da Pandemia, há denúncias em todo Estado de EPI’s insuficientes, falta de álcool gel e sabão e higienização dos locais de trabalho. Dizem que tem higienização, mas mal lavam o chão e demais ambientes.

Nos solidarizamos com todos os companheiros garis, que assim como os Correios, prestam um serviço extremamente essencial a população. E que punições injustas como essa, devem ser denunciadas e combatidas as perseguições por defender o direito à saúde e vida.

Por isso é preciso unificar as lutas em torno a uma pauta de interesse dos trabalhadores, para derrotar as reformas e investidas de retirada de direitos que vêm sendo impostas pelos governos municipal, estadual e federal.

Veja o vídeo do gari Bruno Coelho de Lima conversando com trabalhadores de sua unidade