FINDECT cobra da ECT compensações e apoio aos trabalhadores no combate à crise do Coronavírus
Notícia publicada dia 16/04/2020 11:42
Em ofício endereçado ao Presidente da ECT, Floriano Peixoto, a direção da FINDECT expôs a difícil situação enfrentada pela categoria, de exposição à contaminação, falta de EPIs e trabalho excessivo, e reivindicou medidas de apoio financeiro para os trabalhadores enfrentarem os efeitos da pandemia
A FINDECT encaminhou aos Correios uma série de reivindicações extremamente importantes aos trabalhadores diante da crise do novo coronavírus.
Dentre as reivindicações encaminhadas pela FINDECT estão:
Gastos com EPIs e transporte
Devido à demora da empresa em fornecer itens de higiene e segurança, muitos trabalhadores compraram itens essenciais com recursos próprios, para trabalhar com o mínimo de proteção. Muitos outros tiveram de substituir o transporte coletivo por individualizado, com gasto superior ao ressarcimento da ECT. Esses custos somam-se aos demais prejuízos financeiros dos últimos anos com plano de saúde e plano de previdência.
Pressão e trabalho extra
Com a colocação de 25% dos empregados do grupo de risco em trabalho remoto, as tarefas ficaram concentradas nos demais, sobretudo como o aumento das encomendas (e-commerce), como a própria empresa alega. A sobrecarga e a pressão vieram juntas. Justificando assim a necessidade de ampliação do efetivo atual de trabalhadores, cobrança antiga das representações sindicais!
Parcelamento das férias
Como forma de amenizar a situação, a FINDECT reivindica a suspensão temporária das parcelas correspondentes ao Adiantamento de Férias (Cláusula 54), para aqueles que solicitaram. Algo parecido com o que fez o Postalis ao suspender as parcelas de empréstimos por 03 (três) meses.
Desconto no plano médico
Outra reivindicação é um plano de ações para destinar um percentual de seu excedente/extra de faturamento em virtude do aumento da receita do comércio eletrônico durante a pandemia, para custear a Assistência Médica/Hospitalar e Odontológica (Cláusula 28).
Nada mais justo que durante este período de calamidade pública, os empregados/beneficiários possam ter redução/isenção de mensalidades e coparticipações decorrentes do plano saúde.
Participação no ticket
A isenção da participação financeira dos empregados no Vale Alimentação/Refeição (Cláusula 51) é outra medida reivindicada, uma vez que a alimentação é prioridade para manter a saúde e houve aumentos abusivos nos produtos alimentícios/higiene em todo o país.
Abono pecuniário
A revogação imediata da suspensão temporária do Abono Pecuniário (Cláusula 54,§1º) para os empregados que sairão de férias à partir desta sexta (17/04/2020), é outra medida reivindicada. Além de contrariar o Acordo Coletivo da categoria quanto ao agendamento de férias anterior à data da decisão unilateral da Empresa, cria mais dificuldades para os trabalhadores lidarem com as dificuldades impostas pela pandemia.
Frente à situação inesperada e inusitada vivida em todo o planeta, a FINDECT insiste na abertura de canal de diálogo e espera que a direção da empresa demonstre sensibilidade e compromisso com a saúde, a segurança e a vida de seus trabalhadores e seus familiares e responda positivamente à reivindicações apresentadas.