#SAIUNAMÍDIA – Presidente denunciado por corrupção deve renunciar, diz jurista alemã

Notícia publicada dia 09/08/2017 13:50

A ex-ministra da Justiça da Alemanha, ex-deputada e jurista alemã, Herta Däubler-Gmelin, em entrevista para a agência Deutsche Welle Brasil, afirmou que na Alemanha jamais aconteceria de um presidente denunciado por corrupção não renunciar ao mandato, ao se referir a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Michel Temer. Ela exemplificou com o caso de Christian Wulff, que renunciou em fevereiro de 2012, envolvido em denúncia de 700 euros.

Herta Däubler-Gmelin está no Brasil para debater o “Política x Justiça: Qual o futuro da democracia?”, onde propõe uma reflexão sobre a democracia que se pretende onde, segundo ela, o que está em disputa é um sistema judiciário está a serviço de privilegiar ricos e poderosos, ou se uma democracia cidadã e participativa.

A jurista se disse preocupada com a interferência de juízes nas disputas políticas. Para Herta, na Alemanha, isso é inconcebível, pois coloca em cheque a neutralidade e independência necessárias a um juiz, além de comprometer a jurisdição e a confiança da sociedade na Justiça. “Vemos uma estranha parcialidade entre Judiciário e Legislativo, ou até uma cegueira em relação às suspeitas de corrupção envolvendo políticos que precisam ser investigadas. Isso é muito preocupante e não é de se admirar a queda extraordinária da confiança nas instituições”.

Herta disse que a política do Brasil é acompanhada pela Europa e lamentou que, em sua análise, o país passa por um cruel retrocesso, cujos impactos são para a população mais pobre.

De Brasília, Sônia Corrêa – Portal CTB