SINTECT-RJ e entidades promovem ato contra a privatização dos Correios em Petrópolis

Notícia publicada dia 15/07/2021 20:15

A falta de transparência quanto aos impactos do PL 591/2021, que prevê a venda dos Correios, tem levado os trabalhadores a realizarem uma série de atividades para denunciar a forma como o Governo Federal atua no debate da privatização.

Na tarde do último dia 13, o SINTECT-RJ com apoio da CTB, PCdoB, PT, PSOL, UBES, UJS, UNE e demais entidades sindicais e movimentos populares realizaram um grande ato contra o PL 591 que abre as portas para a privatização da estatal. A atividade aconteceu no centro de Petrópolis, nas escadarias da agência histórica dos Correios que foi incluída na lista de imóveis à venda.

O ato reforçou a mobilização do SINTECT-RJ contra o relatório que viabiliza a desestatização da maior empresa estatal do Brasil e provocará um apagão postal. O PCdoB, PT e PDT, partidos que compõem o grupo de oposição, chegaram a entrar com ações diretas de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF).

O SINTECT-RJ e a FINDECT alertam para os riscos da venda da estatal, empresa estratégica que presta um serviço essencial, entre os quais, poderá gerar aumento das tarifas postais aos empreendedores e a toda população.

Correios em números

Bolsonaro, Guedes e seu capacho relator Cutrim mentem descaradamente sobre a saúde financeira da ECT. O diretor Leônidas alertou a população de Petrópolis em sua intervenção no ato, que “A economia de Petrópolis e região depende da garantia de tarifas justas e segurança postal à população em todo o território nacional”.

Segue com os principais argumentos para a não privatização, embasados em boa parte por números oficiais da estatal.

Entre os principais dados, estão:

> Os Correios registrou em 2020, o maior lucro da história (1,5 BI) e nos últimos 5 anos vem registrando saldo positivo;

> As tarifas dos Correios estatal são em média 60% menores que comparados à iniciativa privada;

> Entrega livros, medicamentos, atuam em todos 5570 Municípios brasileiros;

> A empresa emprega mais de 300 mil trabalhadores diretos e indiretos em todo território nacional.

Privatizar os Correios vai na contramão do mundo!

O SINTECT-RJ CONVOCA OS TRABALHADORES E TODA POPULAÇÃO PARA O GRANDE ATO QUE SERÁ REALIZADO NO CENTRO DE PETRÓPOLIS, COM CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DA INCONFIDÊNCIA PARA O PRÓXIMO DIA 24/07 ÀS 11H.