SINTECT-RJ expressa solidariedade aos afetados pelas chuvas no sul do Brasil

Notícia publicada dia 09/05/2024 11:56

A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro (SINTECT-RJ) manifesta profunda solidariedade às pessoas atingidas pelas devastadoras chuvas que assolaram o estado do Rio Grande do Sul, resultando em tragédias e afetando diretamente as comunidades locais, incluindo trabalhadores dos Correios. Neste momento de luto e dificuldade, nossos corações estão com as vítimas e seus entes queridos.

As intensas precipitações dos últimos dias causaram mais de 100 fatalidades confirmadas e deixaram dezenas de pessoas desaparecidas, além de provocarem sérios danos em mais de 60% dos municípios do estado, incluindo desabrigados, rupturas de barragens e bloqueios de estradas.

É essencial destacar que essa situação é agravada por cortes substanciais de verbas destinadas ao Ministério do Desenvolvimento Regional durante gestões anteriores, incluindo a falta de investimentos em medidas preventivas após eventos climáticos anteriores. A negligência na fortificação de infraestruturas e ações para proteger as populações mais vulneráveis contribui para a gravidade desses desastres.

Além das palavras de solidariedade, os Correios do Rio de Janeiro também estão agindo para oferecer apoio prático. A partir desta terça-feira (07), as agências dos Correios no estado estão recebendo doações de produtos essenciais para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. Essas doações são transportadas gratuitamente pela empresa, em uma ação conjunta com outras superintendências estaduais dos Correios, em parceria com o Ministério das Comunicações.

No primeiro dia da campanha, mais de 200 toneladas de donativos foram arrecadadas para auxiliar o estado gaúcho. Os itens coletados incluem produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, água mineral, roupas, produtos de limpeza e itens de primeira necessidade. Toda essa ajuda é crucial para apoiar as comunidades afetadas e demonstra a união e solidariedade de todos nesse momento desafiador.

Reiteramos nosso compromisso em continuar apoiando e auxiliando no que for possível e apoiamos toda e qualquer iniciativa que vise ajudar a reconstruir o estado do Rio Grande do Sul e a amparar o povo e toda a população do estado, incluindo os trabalhadores dos Correios que também foram afetados por essa calamidade.

Uma rede de solidariedade nacional está encaminhando várias campanhas para ajudar o povo do sul do país, e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS) está também apoiando. O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Rio de Janeiro apoia a iniciativa da CTB-RS e incentiva doações de materiais de higiene e limpeza, cestas básicas, agasalhos, roupas de cama e água diretamente nos Correios. Além disso, doações de qualquer valor são muito bem-vindas e podem ser feitas através do PIX da CTB-RS, utilizando a chave CNPJ 10.545.583/0001-90. Para mais informações, acesse o link:

Ajude as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul